Profissional que procura emprego por app de celular tem mais contatos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 16:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo levantamento, usuários que utilizam o aplicativo são engajados e atraem mais atenção das empresas

​Em tempos digitais, o uso do celular tem se tornado grande facilitador na busca por emprego. 

A praticidade do dispositivo garante maior usabilidade e engajamento dos profissionais com a plataforma de vagas, possibilitando assim maior retorno por parte das empresas, é o que aponta levantamento realizado pela Catho. 

Segundo dados da companhia, usuários que utilizam o app Catho recebem 50% mais contato dos recrutadores.

Dentre os fatores pelos quais os profissionais são mais notados nesta plataforma está o alto índice de permanência no celular em relação ao desktop. 

Além disso, notificações atentam o usuário sobre a inserção de novas vagas de acordo com seu perfil, estimulando sua interação com a plataforma, seja por meio de candidaturas – 45% maior no app – ou pesquisas de novas vagas.

Para Rafael Stille, diretor de Produtos e Estratégia da Catho, a Inteligência Artificial (IA) atua da mesma forma em ambas plataformas – aplicativo e desktop – onde o critério principal é o mesmo: a candidatura de acordo com o perfil profissional.

“O app naturalmente torna o usuário mais engajado, já que está conectado o tempo todo. Seja em um trajeto de ônibus, na fila do banco ou aguardando uma consulta médica, a pessoa acessa prontamente todos os recursos da plataforma. 

“O uso é intuitivo e permite que ele preencha todos os dados e busque seu novo emprego”, explica.

A análise, que compreende os meses de outubro a dezembro de 2019, ainda observou que usuários que utilizam a plataforma durante os 30 dias gratuitos disponibilizados pela Catho, via aplicativo, possuem 25% mais chances de serem contatados pelos recrutadores.

Conheça agora quatro dicas para encontrar o próximo emprego por meio de aplicativos:

1 – Preenchimento de todos os dados: segundo dados, 74% dos recrutadores reclamam de receberem currículos com números de telefone e e-mails desatualizados. 

Sem os dados principais de contato, um currículo é facilmente descartado, diminuindo as chances do candidato participar de um processo seletivo e, consequentemente, ser contratado.

2 – Busque vagas que se alinhem as suas experiências e formações. Ainda que o profissional tenha necessidade de recolocação rápida, é indispensável que exista aderência entre a vaga e as atribuições do candidato. 

Do contrário, dedica-se um tempo muito maior para a pesquisa das vagas e possui um retorno muito baixo por parte das empresas, que optam sempre por aqueles que possuem o perfil adequado.

3 – Trabalhe palavras-chave: a Inteligência Artificial (AI) entende que uma real oportunidade de emprego surge apenas quando ambos os lados possuem interesses em comum.

Ou seja, é uma junção das qualificações e comportamento do candidato, em cruzamento com os requisitos das vagas anunciadas e preferências dos recrutadores. 

Trabalhando palavras-chave específicas da área de atuação e, muitas vezes presentes na descrição de vaga, aumentam-se as chances do “match” acontecer.

4 – Ative as notificações do seu app: Não deixe de habilitar a opção de visualizar as notificações no campo de configurações do celular. O recurso é indispensável na busca por emprego, pois assim é possível receber as vagas mais frescas e sair na frente.


+ Trabalho