compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A Cultura Maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos
Encontro teve a participação de 960 professores e foi transmitido pelo canal no YouTube
Um grupo de 960 professores dos Ensinos Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Franca participou nesta quarta e quinta-feira, da Reunião de Estudos Pedagógicos (REP), com a temática “Cultura Maker na Educação Infantil”.
A capacitação foi coordenada por Débora Garofalo, professora eleita como uma das 10 melhores professoras do mundo e responsável pelo componente curricular de Tecnologia e Inovação na SEDUC – SP.
O encontro on-line, transmitido pelo canal do Yotube do ‘Centro Municipal de Formação Continuada’, foi essencial para que os professores pudessem aprofundar seus conhecimentos com relação a Cultura Maker, relacionando com as propostas presentes no Currículo Paulista e refletissem sobre sua prática pedagógica para que esse conhecimento chegue aos mais de 5 mil alunos matriculados nesta etapa da educação básica.
“Acreditamos que esse conteúdo é de extrema importância para que a partir dessa reflexão, traga o aluno para o centro do processo de aprendizagem, levando assim a criança ao protagonismo tão evidenciado no Currículo da Educação Básica”, destacou Márcia Gatti, secretária de Educação.
A Cultura Maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
A implantação dessa nova metodologia na sala de aula apresenta vários benefícios, como o estímulo a autonomia, agrega a prática a teoria, desenvolvimento do pensamento crítico, adequações as metodologias ativas, além da preparação para os desafios do mundo.