Professor de Franca é um dos 12 finalistas do Prêmio Professor Transformador

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de abril de 2020 às 00:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Henrique Pereira, da E.E. Ângelo Scarabucci ,concorre com projeto desenvolvido na área de Ciências

Henrique Pereira, professor de Ciências e Biologia, Coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca, é um dos finalistas do Prêmio Professor Transformador (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

A organização do Prêmio Professor Transformador, lançado para destacar projetos inovadores desenvolvidos por professores da Educação Básica de todo o país, alinhados com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), anunciou no início desta semana os 12 projetos finalistas desta primeira edição.

E um deles é o professor de Ciências e Biologia, Coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca, Henrique Pereira, com projeto “Prioridade Vida: metodologias ativas no estudo do corpo humano”.

Segundo ele, o objetivo foi desenvolver uma compreensão significativa sobre a anatomia e fisiologia do Corpo Humano pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio, no ano de 2018. 

“O projeto foi desenvolvido na disciplina de Biologia, e contou com o apoio do professor Vinícius Reinaldo, professor da disciplina de Preparação Acadêmica, disciplina que até o ano de 2019 compunha a Parte Diversificada do currículo do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo”, explica Henrique.

Henrique diz que a intenção do projeto era que os alunos realizassem a aplicação prática dos conteúdos estudados, responsabilizando-os por suas ações na busca pela sua própria qualidade de vida.

Para o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas diferentes estratégias, entre elas o uso de metodologias ativas. O intuito de utilizar este tipo de metodologia era a de fazer da escola um local em que os conhecimentos, as aprendizagens e as experiências fossem uma construção dos próprios alunos.

“Por isso os alunos foram estimulados a interagir de forma bastante participativa com os conteúdos trabalhados, tornando a aprendizagem uma consequência natural do processo”, completa.

Entre as etapas do projeto, destacam-se: atividades de leitura e interpretação de textos sobre os diferentes sistemas do corpo humano; construção pelos alunos de um dicionário conceitual contendo o nome da estrutura/órgão do corpo humano, sua definição e sua imagem; 

Montagem de quebra cabeça com moldes do corpo humano em papelão; organização de estruturas/órgãos confeccionados em tecido para serem acoplados em uma camisa contendo velcro; interação com lousa digital, relacionando nomenclaturas, representações de órgãos e suas funções; 

Utilização de modelo anatômico do corpo humano para montagem e desmontagem de seus diferentes sistemas; apresentação de seminário sobre a influência de determinados hábitos na saúde humana; 

Aula prática laboratorial com a dissecação de órgão de suínos; e divulgação dos conhecimentos adquiridos durante todo o projeto para a comunidade através de aplicativos de mensagens, redes sociais e visitas a estabelecimentos comerciais e postos de saúde.

De acordo com Henrique Pereira, o resultado do projeto foi gratificante. Mesmo diante dos desafios e de todas as dificuldades encontradas, os alunos apresentaram muito interesse, compromisso e dedicação com tudo o que foi proposto.

“Todos os alunos apresentaram evoluções significativas, cada um no seu ritmo de aprendizagem. Ao final, foi emocionante perceber a emoção dos alunos ao assistirem um vídeo com todo o percurso realizado”, diz.

Confira o vídeo da atividade com os alunos:

Etapas do Prêmio

O projeto da Escola Estadual Ângelo Scarabucci concorre com os de outros professores de todo o país, e as iniciativas contemplam todas as etapas do Ciclo Básico, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. 

A classificação dos projetos em cada categoria será anunciada durante a Bett Educar, considerada a maior feira de Educação e Tecnologia da América Latina.

O evento está programado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de maio, na capital paulista.

 A organização do Prêmio Professor Transformador comunicará previamente uma eventual mudança de data da feira, devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o professor Wellington Cruz, co-fundador da Base2Edu, instituição engajada com a transformação da Educação e organizadora do prêmio, “a variedade de projetos finalistas reflete a criatividade com que educadores de todo o país estão se empenhando para promover, em todos os níveis do Ciclo Básico, uma Educação de qualidade e, verdadeiramente, transformadora”.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar.

Já os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.

O Prêmio Professor Transformador é organizado em conjunto pela Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela organização da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

“Por maior que tenha sido o esforço para a realização do projeto não esperávamos, de maneira alguma que o projeto fosse classificado como um dos finalistas da 1ª Edição do Prêmio Professor Transformador”. 

“Este fato foi uma enorme surpresa, mas também foi motivo de muita alegria. É um incentivo a mais para que outros professores que desenvolvem trabalhos excelentes nas escolas, inclusive na própria E. E. Ângelo Scarabucci, acreditem no potencial transformador de suas ações e se motive ainda mais para fazer a diferença na vida de cada aluno, contribuindo para a formação cidadãos autônomos, solidários e competentes e na melhoria da qualidade do ensino em nosso país”, salienta Henrique Pereira.


+ Educação