Professor da rede pública de Franca vence prêmio nacional de educação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 08:04
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:41
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Vídeo de Jefferson Lamarca sobre o projeto conquistou 34% dos votos no concurso Mind Lab Inspira

O professor Jefferson Lamarca utilizou diferentes estratégias para o ensino contextualizado de geometria (Foto: Reprodução)

Após competir com diferentes redes de ensino público do país, o professor Jefferson Lamarca, que leciona Matemática na Escola Estadual Ângelo Scarabucci – Programa Ensino Integral, foi o vencedor do Concurso de Práticas Educativas Exitosas “Mind Lab Inspira”.

O educador teve 34% dos votos com o projeto que utiliza o jogo
Formas e Cores. 

O concurso, realizado pela Mind Lab Brasil, tem o objetivo de ampliar perspectivas de ensino, reconhecendo e compartilhando as melhores histórias de resultados positivos na educação, que fizeram uso de jogos dentro ou fora da sala de aula.

Mind Lab Inspira reconhece as melhores práticas da educação
com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades
socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. 

Professores de diferentes regiões compartilharam ações pedagógicas de sucesso que fizeram uso de jogos de raciocínio logico, com impacto comprovado na aprendizagem dos alunos em diferentes disciplinas.

O
projeto de Jefferson estava entre os 9 finalistas que disputaram votação
popular em plataforma online. 

A prática do professor Jefferson, representa a Secretaria Estadual de Educação e foi realizada em turmas de 6º ano, em Matemática, no ensino de geometria plana (polígonos, áreas e perímetros).

Alunos se divertem com jogo de tabuleiro utilizado estrategicamente para potencializar a aprendizagem matemática (Foto: Reprodução)

“O ensino de matemática é um desafio para a educação brasileira e a sequência didática que foi organizada e inscrita neste concurso, focou no ensino contextualizado e significativo dos conteúdos de geometria, utilizando o jogo ‘Formas e Cores’, em que os alunos exercitam o pensamento lógico e estratégico trabalhando em ambiente lúdico e colaborativo, as mesmas habilidades trabalhadas na resolução dos exercícios. Costumo dizer que não é uma aula de jogos, mas uma aula de Matemática a partir de jogos”, afirma o professor Jefferson.

O trabalho teve início a partir do diagnóstico de defasagens dos alunos nas avaliações internas. 

Por meio de atividades investigativas, com problemas baseados na aplicação da Matemática em situações do dia a dia, o professor enriqueceu as aulas com a utilização de jogos de estratégia, garantindo o avanço das turmas.

“Os jogos possibilitam os alunos vivenciarem estratégias e métodos que também são utilizados na resolução de problemas matemáticos. No jogo, na matemática ou na vida é importante, pararmos, pensarmos e tomar a melhor decisão. Este passo a passo está relacionado com as habilidades socioemocionais, propícias para serem trabalhadas com esta abordagem metodológica”, indica o professor.

Alunos são incentivados a explicar as estratégias utilizadas na resolução de problemas matemáticos (Foto: Reprodução)

Desta forma, fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula, os alunos são colocados no centro do processo de aprendizagem, e o resultado vem sendo satisfatório: 

“Com incentivo ao protagonismo juvenil, até aqueles alunos que não gosto muito de Matemática, acabam sendo envolvidos neste ambiente de trabalho colaborativo, lúdico”, afirma a diretora da escola Roberta Gomes Fernandes.

A boa prática pode ser vista em vídeo que está disponível na página oficial da Mind Lab Inspira, onde é explicado o funcionamento do jogo “Formas e Cores”, com depoimentos do professor e de alguns alunos envolvidos na atividade. http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

“Com o uso de metodologias ativas a escola tem conquistado melhoras nos índices de aprendizagem e no envolvimento dos alunos. 

No percurso formativo dos professores é fomentado espaço criativo, tornando a escola um lugar não de transmissão, mas de construção de conhecimento, incluindo a inovação sobre as práticas pedagógicas, como esta apresentada no concurso”, afirma a Coordenadora da escola Priscila Terencio, que parabeniza o professor Jefferson pela vitória e convida a todos a visitarem o site do concurso para conhecerem o trabalho realizado. 

O concurso

Na primeira fase do concurso, o Mind Lab Inspira recebeu, no
total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala
de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da
rede pública. 

Após
avaliação técnica, o prêmio teve votação popular online com 9 projetos das
regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O campeão ganhou uma viagem, em família, para
o Beach Park no Ceará.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas
exploradas no Programa MenteInovadora.

“Os
jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões
essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à
realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de
utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e
jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

Sobre o MenteInovadora

O
Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados
comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao
pré-vestibular. 

O
principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à
grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os
jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da
vida real. 

Desenvolvida
por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da
psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada
em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália,
Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por
importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a
Universidade Yale.


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