compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Cleicy Alves de Brito Zanetti participa da premiação no dia 8 de outubro, na sede do Sebrae-SP, na capital paulista
A fundadora da Olinda Óleos Essenciais, Cleicy Alves de Brito Zanetti, da Fazenda Santa Olinda, de Batatais, vai disputar a final na categoria “Produtora Rural” da etapa São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. A premiação busca estimular o empreendedorismo feminino.
A cerimônia será realizada no dia 8 de outubro, na sede do Sebrae-SP, na capital paulista.
Além da categoria “Produtora rural”, serão escolhidas as vencedoras de outras quatro categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Ciência e Tecnologia, e Negócios Internacionais.
Plantas medicinais
Cleicy produz em sua propriedade plantas medicinais, aromáticas e condimentares para produção de hidrolatos, óleos essenciais e óleos vegetais, os quais são utilizados para a fabricação dos produtos como repelentes naturais, aromatizadores, blends e perfumes. A destilação e o envase são feitos na própria fazenda.
Mas a história de Cleicy começa um pouco antes, e é marcada por uma profunda conexão com a natureza e uma tradição familiar de cura por meio de plantas medicinais. Desde cedo, a empreendedora acompanhou sua avó, uma raizeira que utilizava plantas para tratar diversas questões de saúde.
Com o falecimento de sua avó, a mãe de Cleicy deu continuidade ao trabalho. O envolvimento com as plantas medicinais ganhou uma nova dimensão quando seu filho ingressou na faculdade de agronomia. A partir desse momento, nasceu um projeto ambicioso.
Cleicy encontrou fornecedores, iniciou o cultivo das próprias plantas e o processo de destilação para produzir remédios naturais, vendidos de maneira simples, por meio do boca a boca. A produção era artesanal, com rótulos feitos à mão por um afilhado.
Encontro com o Sebrae
Cleicy tem história bem próxima com o Sebrae-SP, já participou de eventos e capacitações do Sebrae Delas em Ribeirão Preto, Franca e Batatais.
Em 2023, participou de uma turma de Empretec Rural só de mulheres em Batatais. Na capacitação, conheceu a agente local de inovação (ALI) Catharina Thomazella e participou do Programa ALI no ano seguinte. Inclusive foi Catharina que incentivou a inscrição no prêmio.
“O Sebrae-SP foi um divisor de águas na minha vida, tanto pessoal e profissional. Comecei a ter acesso às ferramentas de como fazer o meu negócio prosperar e passei a entender como ter um desenvolvimento mais rápido. Com o Empretec eu destravei a minha forma de empreender, o que me abriu novos horizontes”, explicou Cleicy.
Já se sente vencedora
“Ainda estou naquele estado de: mas sou eu mesmo? Mas só de estar participando, e ficar entre as finalistas, já me senti uma vencedora. Nós temos sempre que acreditar no que a fazemos, independentemente se isso vai dar um prêmio ou não, pois prêmio maior é a nossa realização, é a nossa satisfação em ver que outras pessoas têm um olhar voltado para a nossa história, para o nosso negócio e que vale pena tentar”, concluiu.
Para Paloma Mencarini, analista de negócios do Sebrae-SP, Cleicy merece estar onde está pois desenvolve um trabalho espetacular em sua empresa.
“Sinto um orgulho enorme da sua trajetória, que além de ser empreteca, acompanha e participa das capacitações e eventos do Sebrae Delas. Essas ações aumentam sua autoestima e a empoderam a buscar sempre por mais e não ter medo dos desafios. Com o incentivo do Programa ALI Rural por meio da agente de inovação Catharina, a produtora teve a coragem de participar do prêmio, e graças a essa coragem, hoje é finalista!”, finalizou.