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Beneficiários reclamam que app que gera código para saque em lotérica e caixa eletrônico apresenta problemas
O saque do auxílio emergencial de R$ 600 em dinheiro direto da poupança digital da Caixa começou nesta semana, mas muitos beneficiários reclamam que o aplicativo da Caixa que gera um código para pegar o valor em caixas eletrônicos ou lotéricas apresenta problemas.
Nesses casos, a Caixa afirma que a pessoa pode se dirigir a uma agência, onde ela será ajudada.
“Caso o cliente não consiga emitir o código para saque (token) através do app Caixa Tem, poderá se dirigir a uma agência para obter auxílio”, afirma em nota.
Ajuda na agência
Na agência, será gerado um código pelos atendentes, igual ao do aplicativo, e com esses números o beneficiário consegue fazer o saque do valor.
Isso, porém, deve ser feito apenas em último caso, para evitar aglomerações nas agências, de acordo com a Caixa, devido ao risco de contaminação de coronavírus.
Antes de ir a uma agência tentar fazer o saque, é necessário se certificar que o pedido do auxílio já foi feito e aprovado por meio do Caixa Auxílio Emergencial (para sistema Android e iOS), ou pelo site da Caixa, e que o dinheiro já foi depositado na poupança digital.
Além disso, o saque já precisa estar liberado, de acordo com o calendário em etapas que segue o mês de aniversário da pessoa.
Até esta sexta-feira (1), o saque já está liberado para pessoas que nasceram entre janeiro e agosto.
No sábado (2), começam a sacar os que nasceram em setembro ou outubro, e na terça-feira (5), os de novembro ou dezembro.
Essas datas são apenas de início do saque, ou seja, não é necessário ir naquele dia especificamente, pode ser depois.
O saque foi escalonado pela Caixa para evitar aglomerações nas agências. Ainda assim, alguns locais tiveram registro de longas filas nos últimos dias.
Ida à agência deve ser em último caso
A Caixa afirma que a opção de se dirigir a uma agência deve ser feita em último caso, para evitar aglomerações nos locais —um risco por causa da pandemia de coronavírus.
Tanto o pedido do auxílio quanto a movimentação do dinheiro podem ser feitos online, por meio dos aplicativos da Caixa ou site.
“A Caixa reforça que a prioridade é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso”, afirma o banco na nota.
O auxílio é depositado na conta do beneficiário, que pode ser a poupança digital gerada automaticamente na hora do cadastro, ou uma já existente, indicada pela pessoa.
Segundo o banco, com o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) é possível fazer pagamentos, como boletos e contas de água, luz ou telefone, transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.
O Caixa Tem só é necessário para quem tem a poupança digital.
Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.
Problemas com aplicativo
Muitos beneficiários, porém, têm relatado dificuldades com os aplicativos, o que faz com que se dirijam às agências para tentar acesso ao dinheiro.
Nas redes sociais, há diversos relatos de problemas para gerar o código de saque, acessar o app ou movimentar o dinheiro.
Também há relatos de pessoas que ainda não conseguiram a aprovação para o benefício ou não receberam o valor.
A Caixa afirma que o pagamento do auxilio “exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do país, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado”, e que “o banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais.”
Diz, porém, que grande parte de acessos ao aplicativo Caixa Tem foi de pessoas que não têm direito ao benefício. O grande número de acessos simultâneos pode tornar o sistema mais lento.
“O aplicativo Caixa Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A Caixa recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela poupança Social Digital acessem o app Caixa Tem”, afirma.
Sobre as aglomerações nas agências, disse que o movimento era alto de pessoas que “não fazem parte do público alvo do atendimento preferencial”.
Esse público alvo, de acordo com o banco, é formado por pessoas que foram sacar o dinheiro do auxílio seguindo o calendário pelo mês de aniversário, e clientes em busca de outros serviços essenciais, como saque do seguro-desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, entre outros.
“Agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial”, afirma.
“Levantamento da Caixa aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco desde a última segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.