​Presidente da FEAPAES-SP prestigiou o troféu Thiago Pereira, de Natação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de setembro de 2019 às 18:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Três atletas do movimento apaeano do Estado competiram no campeonato na piscina olímpica do Corinthians

A presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) e secretaria executiva da Frente Parlamentar em Defesa das APAES, Cristiany de Castro, marcou presença no Troféu Thiago Pereira, onde participaram três atletas apaeanos. 

A participação dos jovens aconteceu por intermédio da FEAPAES-SP, que não mediu esforços para ver seus nomes na lista de competidores.

A disputa aconteceu no último sábado, 14, na piscina olímpica do Corinthians, na cidade de São Paulo (SP), e foi aberta a todos os nadadores, inclusive a paratletas.

Trata-se da única opção que reúne no mesmo evento atletas paraolímpicos e convencionais.

“É muito importante que a pessoa com deficiência usufrua dos mesmos espaços que todos nós, que mostrem seus potenciais. A iniciativa de promover um evento para todos, sem distinção, nos mostra que estamos caminhando para uma sociedade mais justa e inclusiva”, comentou a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.  

O evento Troféu Thiago Pereira possui vários requisitos que o torna inovador. 

Além de ser aberto a pessoas com deficiência ou não, incentiva que os atletas nadem os quatro estilos nas quatro provas, em sua respectiva categoria.

 Além da premiação individual por prova, os que conseguem as melhores marcas somadas no borboleta, costas, peito e crawl são os vencedores do Troféu.

“Antes de eles competirem já os considerávamos vitoriosos, o resultado é apenas uma consequência. O que importa é a participação de pessoas com deficiência em atividades comum da sociedade. Para nós serão sempre campeões”, completa Cristiany.

 Participação

Os três competidores da APAE de Mogi das Cruzes que participaram do Troféu, Stella de Mattos Correa, 24 anos, Gabriel de Souza Ghitelar Pedro, 18 anos, e Weslei Gonçalves, 29 anos, não deixaram a expectativa e ansiedade prejudicarem suas participações. 

“Como sempre ficam ansiosos para chegada do evento, porém bem confiantes”, destaca a diretora da APAE, Ana Paula Nogaroto.

A dedicação dos três nadadores se confirmou no pódio do evento, isso porque Weslei faturou bronze no nado borboleta, Gabriel foi prata no costas e bronze no peito e Stella ouro no crawl, prata no costa e peito e bronze no estilo borboleta.

Eles foram orientados pelo técnico e professor da APAE de Mogi das Cruzes, Everton Camilo, e durante o evento contaram também com a presença e torcida do presidente da APAE de Mogi das Cruzes, João Montes.  


+ Inclusão