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Candidatos ao concorrido prêmio são de Franca e outras 50 cidades de 12 Estados brasileiros
Cento e dezessete estudantes e profissionais da moda e design em calçados e acessórios inscreveram seus produtos na 21ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo.
Eles representam 51 cidades, de 12 Estados brasileiros, sendo que São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, nessa ordem, lideram o ranking de inscrições.
A categoria Bolsa praticamente dominou esta edição, com 46% dos produtos inscritos. A outra metade teve predominância da categoria Calçado Feminino (37%), enquanto Calçado Masculino representou 17% do total. Entre os concorrentes, 58% já trabalham na indústria de calçados e acessórios, enquanto 42% são estudantes.
O julgamento acontece no dia 14 de junho, na sede da Francal Feiras, zona Norte de São Paulo, por um time de renomados profissionais da moda: os estilistas João Pimenta e Lorenzo Merlino, e as designers: Priscila Callegari (calçados) e Serpui Marie (bolsas e acessórios). A coordenação do julgamento é de Meline Moumdjian, Coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Design de Calçados e Bolsas do Istituto Europeo di Design (IED-São Paulo).
Serão considerados como critérios de pontuação: a adequação ao tema, cunho comercial, inovação, criatividade, sistema de construção e material utilizado. Da soma dos pontos, sairão três vencedores de cada categoria, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares. O resultado será divulgado no site do concurso no dia 15.
A festa de premiação do 21º Prêmio Francal Top de Estilismo fará parte da programação da Arena Verão Francal, no dia 26 de junho, primeiro dia da feira, às 18h. A cerimônia será conduzida pela apresentadora e modelo Michelli Provensi, e contará com a presença de fabricantes, estilistas, lojistas e outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda.
Os vencedores receberão troféus e prêmios em dinheiro de acordo com sua classificação: R$ 2 mil para o primeiro colocado, R$ 1,5 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro. O primeiro colocado de cada uma das três categorias ganha também uma assinatura anual de 12 meses do UseFashion, válida tanto para o portal de pesquisa de tendências quanto para a revista impressa.
O IED – Istituto Europeo di Design – São Paulo oferece ainda, a título de prêmio especial, uma bolsa de estudos integral do curso de extensão “One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business”, com duração de 144 horas, na unidade de São Paulo.
Concorrem ao prêmio especial o melhor trabalho entre os classificados em primeiro lugar das três categorias, levando em conta a adequação do produto ao tema “Culturas e Fronteiras – Explorando o seu repertório através de um novo olhar”, que norteou as criações desta edição.