Prefeitura realiza encontro com cadeia direta e indireta do turismo em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de abril de 2018 às 00:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reunião com representantes dos principais segmentos acontece a partir das 9h desta quinta-feira, 26

​A Prefeitura promove nesta quinta-feira, 26 de abril, através de sua secretaria de Desenvolvimento e Divisão de Turismo, uma reunião de trabalho com agentes da área receptiva. A finalidade é dar mais visibilidade às ações que estão sendo realizadas para o incremento da atividade turística na cidade. O encontro será no auditório Fábio de Salles Meireles partir das 9h, precedido de um café da manhã com representantes que compõem a cadeia direta e indireta do turismo em Franca, formada por bares, hotéis, restaurantes, lojas de fábrica de calçados, lingeries e doces, profissionais de evento, entre outros.

Na oportunidade, será apresentado pela Divisão de Turismo, o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT), além da pesquisa de demanda turística, realizada pelo IPES- Instituto de Pesquisa do UniFacef, durante o ano de 2017.  Esse é será um instrumento estratégico para análise e que servirá para nortear as ações que poderão ser ou não colocadas em práticas.

O Plano Diretor de Turismo contém inventário e diagnóstico dos atrativos turísticos (naturais, histórico- culturais, ambientais), Diagnóstico,  Prognóstico contendo as diretrizes estratégicas para o Plano de Ação do Município. Além disso  é um documento imprescindível para a obtenção do título de MIT – Município de Interesse Turístico, de acordo com Lei Complementar Estadual 1261/2015, que prevê o repasse de R$ 600.000,00/ano.

O Plano Diretor deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo prefeito Gílson de Souza, nos próximos dias, para avaliação e aprovação.

Demanda Turística

A pesquisa de Demanda Turística, por sua vez, permitirá aos empreendedores e investidores, conhecerem o perfil do visitante, definir ações e estratégias para atender às necessidades desse público. A Divisão de Turismo, apresentará ainda,  um resumo das principais ações que estão sendo realizadas dentro do projeto Descubra Franca,  como os roteiros de compras, a produção de material promocional, os cursos de turismo rural, a participação em feiras, e outras que estão sendo organizadas, como a rota na Trilha do Café, que prevê visitação as propriedades cafeeiras da cidade e região.

“O Turismo só acontece com o envolvimento de todos: poder público, iniciativa privada e comunidade. Precisamos mostrar que Franca tem um potencial turístico imenso, uma vez que somos a principal cidade da região, capital do calçado, do basquete, dos cafés especiais, e ainda estamos localizados numa das mais bonitas regiões do estado: a região turística Lagos do Rio Grande, rica em recursos naturais e que oferece diversas modalidades de turismo”, afirmou Rosana Branquinho, diretora de Turismo.

Finalizando, o lembrete da Secretaria de Desenvolvimento que o encontro é aberto e todos que tiverem interesse no assunto, estão convidados a participar. 


+ Economia