Prefeitura de Franca serve 74 mil refeições por dia nas escolas e creches da cidade

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de dezembro de 2019 às 12:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cardápio vem passando por alterações para melhorar a qualidade da alimentação servida às crianças

A Divisão de Alimentação Escolar, ligada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Franca, é responsável por servir 74 mil refeições por dia nas escolas da rede municipal e estadual. Atende ainda 68 creches, Apae e Ceprol.

E para que esse serviço seja possível, tem um gasto que gira em torno de R$ 17 milhões.

Pelo menos é esse o valor com que fechará o ano de 2019.

Para tanto, a Prefeitura conta com recursos que vêm do Estado e também pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do governo federal.

Preocupada em melhorar a qualidade da alimentação servida às crianças, foram implantadas algumas mudanças no cardápio, como a substituição de leite in natura (que perdia com mais facilidade) por leite em pó integral, garantindo a oferta do alimento nas creches. O achocolatado foi trocado pelo achocolatado em pó reduzido em açúcar e calorias, sendo acrescido de vitaminas e sais minerais.

Outra mudança significativa foi retirar do cardápio embutidos como a salsicha.

“O cardápio passou por uma reformulação para ampliar as necessidades nutricionais diária de energia tanto para os alunos em tempo integral como parcial”, explica o secretário municipal de Educação, Edgar Ajax Filho.

Já em 2020, a renda escolar terá oferta da fórmula infantil nas creches para crianças de 0 a 2 anos de idade, incluindo sem lactose para alérgicos. Também no próximo ano está previsto o atendimento de alunos com necessidades especiais de alimentação especial. O processo encontra-se em cotação para licitação.

Para manter a qualidade e até mesmo facilitar o manuseio para as merendeiras, são fornecidos alimentos como: carne de frango desfiado, coxa e sobrecoxa em cubos, filé de peito de frango, carne moída, filé de tilápia em tiras. Para 2020, a novidade será carne de tilápia mecanicamente separada.


+ Educação