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No início desse trabalho, apenas uma operadora oferecia o serviço, atualmente são quatro
O aumento no número
de empresas que oferecem o serviço de pedágio automático nas rodovias sob
concessão no Estado de São Paulo está fazendo com que sejam realizadas
adequações na sinalização viária indicativa das pistas destinadas a essa
modalidade de pagamento.
Desde 2011, o Governo do Estado vem adotando medidas
para reduzir o custo da tecnologia utilizada no pedágio automático e, assim,
ampliar a oferta de empresas e planos de serviços aos usuários.
No início desse trabalho, apenas uma operadora
oferecia o serviço, atualmente são quatro. Ainda neste semestre entrará em
operação a quinta prestadora de serviço autorizada a atuar no Estado.
Atualmente, o sistema automático responde 57% do tráfego submetido aos
pedágios.
Nas praças de pedágio, as placas de sinalização das
pistas de pagamento automático têm o logotipo das diferentes empresas que
prestam o serviço ao usuário. Com o aumento das operadoras, técnicos da ARTESP
(Agência de Transporte do Estado de São Paulo) verificaram que o entendimento
da sinalização pelos usuários poderia ser comprometido, devido à grande
quantidade de informações inseridas nas placas.
Com o intuito de preservar a segurança viária, além
de oferecer uma informação mais ágil, foi elaborado um projeto para
substituição de toda a sinalização das pistas de pedágio automático. Serão
trocadas as placas indicativas de 677 pistas destinadas a esse tipo de
pagamento nas 158 praças de pedágio do Programa de Concessões Rodoviárias do
Governo do Estado de São Paulo.
A troca da sinalização teve início em janeiro, com
previsão de conclusão em março. Todo o trabalho está sendo realizado pela
operadora Greenpass, que recebeu em setembro do ano passado autorização do
Governo do Estado para prestar o serviço de pedágio automático na malha
concedida estadual. A empresa deve iniciar operação ainda neste semestre.
Nas novas placas, as logomarcas das operadoras estão
sendo substituídas pelo logotipo indicado pelo Manual Brasileiro de Sinalização
de Trânsito, editado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A
substituição da sinalização já foi realizada integralmente nas praças de
pedágio das rodovias operadas pelas concessionárias Ecovias, Tamoios, SPMar e
Rota das Bandeiras. Nas demais 17 concessionárias o cronograma da Greenpass
prevê a conclusão até o fim de março.
Benefícios
aos usuários
Desde que o número de operadoras de pedágio
automático aumentou em decorrência das medidas do Governo para abertura do
mercado, o custo do serviço foi reduzido para o usuário. Passaram a ser
oferecidos pacotes em que não há pagamento de adesão, foram criados planos
pré-pagos, houve redução média das mensalidades e opções de serviços agregados
– estacionamento em shopping, abastecimento de veículos, pontuação em programas
de fidelidade.
Isso resultou em queda de 60% nos custos dos
serviços oferecidos aos usuários. Atualmente existem mais de 4,4 milhões de
TAGs de pedágio automático ativos.
Com o início da operação da Greenpass, passarão a
ser oferecidos mais de 20 planos considerando todas as empresas. Além disso, a
nova etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São
Paulo prevê desconto de 5% nas tarifas de pedágio para os usuários do pagamento
eletrônico.
O benefício já é oferecido na malha das
concessionárias Entrevias e ViaPaulista com previsão de ser estendido para as
próximas concessões de rodovias estaduais.