compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O convênio prevê tratamento clínico, intervenções cirúrgicas de tecido moles e ortopédicas, esterilização cirúrgica e exames complementares
Renovação do convênio dará continuidade ao atendimento de animais
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, renovou o convênio por mais um ano com a Universidade de Franca – Unifran.
A parceria permitirá seguir com o atendimento de animais em estado de maus-tratos, enfermos, acidentados e/ou que apresentem dano ou risco concreto à saúde e a segurança de seres humanos e de outros animais.
Para 2023, serão investidos R$ 300 mil para os atendimentos feitos pelo Hospital Veterinário da Unifran.
O recurso prevê tratamento clínico, intervenções cirúrgicas de tecido moles e ortopédicas, esterilização cirúrgica e exames complementares nesses animais, que são recolhidos pelo VetMóvel e levados para tratamento.
De abril a dezembro de 2.022, quando o convênio foi retomado, mais de 240 animais foram atendidos, através dessa parceria. Neste ano, apenas no mês de janeiro, 34 receberam os cuidados necessários.
Com o aditamento do contrato será possível dar continuidade ao trabalho de resgatar e salvar esses animais.
Eduardo Garcia, chefe de Seção de Conservação do Meio Ambiente, orientou que toda a população pode solicitar o VetMóvel para encaminhar os cães e gatos para atendimento, desde que sejam de rua, comunitários ou em estado de maus-tratos e vulnerabilidade.
Para isso, é necessário ligar para o Canil, através do telefone (16) 3703-9389.
Melhorias para a causa animal
Além do contrato com o Hospital Veterinário da Unifran, a Prefeitura de Franca tem investido em ações para a proteção e cuidado com os animais.
O Canil Municipal, que fica na rua José Gianesela, 415, City Petrópolis, está em reformas para a ampliação das baias, construção de gatis e melhorias para os animais de grande porte.
A obra, com investimentos de R$ 550 mil, consiste na construção de mais 16 baias em alvenaria, com portas individuais de acesso, bebedouros, com ventilação natural e devidamente cobertos; 4 gatis, com a correta segurança e estrutura para felinos; duas áreas de alimentação para equinos e quatro espaços cobertos para animais de grande porte.
Também foi construído um muro de 2,5 metros de altura e há vigilância armada 24 horas no espaço.
Além disso, a Prefeitura retomou o serviço de captura de animais de grande porte, ficando 24 horas à disposição e as castrações.
De 2022 até agora, mais de 3.700 cães e gatos foram castrados.
O serviço é oferecido, gratuitamente, à população, sendo necessário apenas que os proprietários interessados compareçam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, no Canil e preencham uma ficha cadastral, com nome do responsável, do animal e o endereço.