Prefeitura de Franca mobiliza esportistas para ajuda no combate à covid-19

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de julho de 2020 às 14:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Grupo será parte importante no plano conscientização e fiscalização no combate à pandemia do coronavírus

​Esportistas de Franca, vinculados ou não a clubes que disputam campeonatos de futebol na cidade, serão os próximos alvos das equipes da Prefeitura, para ajudar na abordagem e colaboração no combate à pandemia da Covid-19 na cidade. 

Em reunião realizada na tarde da última terça-feira (28) no Gabinete, serviu para que fosse estabelecida uma logística de contatos,  pessoais, via telefone e WhatsApp, com dezenas de agentes esportivos que coordenam grupos de jovens e adultos nos diversos campos espalhados pelos bairros.

A Vigilância Sanitária, o Departamento de Esportes e a FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), junto com a Liga de Futebol Varzeano, estão unidos do mesmo propósito: conscientizar os praticantes de esportes nos campinhos de ‘rapadão’, chácara ou mesmo quadras de futsal, que o momento não é propício para a diversão. 

Segundo observações de um dos participantes, o perigo aumenta consideravelmente levando em conta que aquele que vai jogar seu futebol no final de semana com os amigos, ao voltar para casa pode estar levando o vírus para a mulher, os filhos, pais, enfim, seus familiares.

Com essas abordagens utilizando os recursos disponíveis, a Prefeitura pretende também desencadear uma campanha com fixação de faixas  interditando essas áreas para uso,.

Em destaque estará o aviso ‘Praça de Esportes Interditada em razão da Pandemia’, reforçando a advertência das punições previstas com base no último Decreto Municipal que está em vigor, prevendo punições para quem não respeitar.

O objetivo não é punir, mas conscientizar, diz um dos fiscais, depois de mais de uma dezena de abordagens no final de semana. 

Em algumas situações há até resistência e se faz necessário o apoio de força policial. 

Num instante em que os casos positivos crescem a cada dia e o número de mortes chegou a 30 na cidade, em que os hospitais estão com os leitos em sua capacidade máxima, é preciso que as pessoas também se atentem a gravidade e façam sua parte.

Uma das maneiras é ficando em casa, usando máscaras, aumentando os cuidados com a higiene pessoal e não participando de reuniões e ambientes com aglomerações. 

As denúncias devem continuar sendo feitas na Guarda Civil Municipal, tel. 3724-1033 ou 153 e também na Polícia Militar, 190, que tem tido papel importante no apoio a essas fiscalizações.


+ Saúde