Prefeitura de Franca diversifica cardápios da merenda escolar e promove concurso

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 16 de novembro de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O concurso é destinado às profissionais que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca e estudantes de Nutrição da Unifran

Prefeito Alexandre Ferreira esteve presente na CAIC do City Petrópolis, conferindo a preparação e serviço da merenda escolar

 

O prefeito Alexandre Ferreira visitou na última semana, a EMEB ‘Dr. Valeriano Gomes do Nascimento’ – CAIC, no Bairro City Petrópolis, onde conferiu a preparação e a oferta da merenda escolar servida para os alunos. No cardápio do dia, o prato era Strogonoff de Frango.

Durante sua visita, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, o prefeito destacou que são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.

Segundo ele, estão sendo feitos investimentos constantes para garantir a qualidade da alimentação dos alunos.

Somente neste ano, já foram investidos quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor destinado pelo Governo, por cada refeição servida nas escolas.

Também foram adquiridos novos equipamentos para as cozinhas escolares e a contratação de mais merendeiras.

Porém, mesmo com esses investimentos, a Prefeitura tem como objetivo ampliar e diversificar ainda mais o cardápio da merenda e valorizar as merendeiras, com o Concurso ‘Sabor da Educação’, que está com as inscrições abertas desde segunda-feira, 14.

O concurso é destinado às profissionais que atuam na Alimentação Escolar de Escolas Públicas da Rede Municipal e Estadual de Franca, além de estudantes dos Cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca.

Para as merendeiras, as inscrições poderão ser feitas pelo link, https://forms.gle/fXbWFTrde3t8RZU6A.

Já para os estudantes, é condição prevista no edital que eles estejam matriculados nos 2° e 3° anos do curso de Nutrição e alunos do 1° ano do curso de Gastronomia, da Universidade de Franca, que poderão efetuar seus cadastros no endereço https://forms.gle/NFzPhoXgctp5ohZF8.

No formulário de inscrição, o participante deverá anexar o documento comprobatório de matrícula dos cursos.

“Elas poderão usar toda a criatividade e talento na elaboração das receitas, inclusive com o auxílio dos cursos de Gastronomia e Nutrição, da Unifran, para assegurar que os pratos tenham os nutrientes necessários para aquela refeição”, disse Alexandre Ferreira.

O cronograma do concurso prevê para o dia 21 deste mês, uma reunião inicial para a realização do sorteio das equipes e as informações necessárias sobre ingredientes pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora para a elaboração e composição das receitas.

Nos dias, 29 e 30, deste mês, estão previstas as fases eliminatória e semifinal. A etapa final e a cerimônia de premiação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2.023.

Premiação

A premiação irá contemplar os participantes das equipes, que ficarem em 1º lugar, com uma Smart TV, os 2º lugares receberão um Smartphone e os pratos vencedores serão incoporados à merenda escolar.

Todos os estudantes de Nutrição e Gastronomia inscritos no concurso, receberão um certificado de participação, valendo horas de atividades complementares e todas as receitas irão compor o 1° Livro de Receitas da Alimentação Escolar de Franca.


+ Educação