Prefeitos mineiros de 27 cidades da região protestam contra crise em Passos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de novembro de 2018 às 01:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo associação, dívida do estado com os municípios chega a R$ 10 bilhões

​Vinte e sete prefeitos de municípios sul-mineiros se reuniram em Passos (MG) na última quinta-feira (22) em protesto contra o atraso de repasses do Governo de Minas Gerais às prefeituras. O ato acontece após a Associação Mineira de Municípios (AMM) ter pedido intervenção federal no estado.

Os prefeitos reclamam que Governo do Estado repassa com atraso os valores definidos pela Constituição, vindos da arrecadação de impostos. Segundo o levantamento mais recente da AMM, a dívida já passa dos R$ 10 bilhões.

Com o protesto, o atendimento foi suspenso nas prefeituras das cidades envolvidas, mas houve expediente interno. Segundo a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), os serviços básicos não foram afetados.

Além dos prefeitos, dois vice-prefeitos e diversos assessores estavam presentes representando os seguintes municípios:

Alpinópolis, Areado, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição Aparecida, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Guaxupé, Ibiraci, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

O Governo de Minas Gerais afirmou que está em discussão com os municípios para firmar um acordo judicial que irá possibilitar os repasses dos valores devidos.


+ Política