compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Se em 2019, o estudante teve a taxa de isenção aprovada; mas, não fez a prova, ele deve justificar a ausência
Sexta-feira, dia 17, é o prazo final para estudantes que querem pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio.
O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela aplicação das provas, vai analisar os requerimentos.
Segundo o Instituto, só em 2019, foram feitos quase 3 milhões de pedidos.
Ao entrar na página do participante, o estudante deve clicar em isenção, depois deve informar dados como CPF e data de nascimento para que programa detecte se o estudante já se inscreveu no Enem em outra oportunidade.
Se em 2019, o estudante teve a taxa de isenção aprovada; mas, não fez a prova, ele deve justificar a ausência.
A página traz todas as regras para saber quem pode ou não pedir a isenção.
Entre as várias etapas de solicitação, o estudante também deve responder uma série de 25 perguntas para chegar ao final do processo.
E este ano, uma novidade: o estudante deve inserir uma foto atualizada. Com isso, os organizadores esperam dar mais segurança ao processo e facilitar a identificação.
Podem solicitar a isenção da taxa quem cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública; quem tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e quem declare ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único.
Lembrando que as inscrições para o Enem começam no dia 11 de maio e vão até o dia 22 de maio.
*Rádioagência Nacional