Postos de trabalho nos supermercados de Franca e região voltam a crescer

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de setembro de 2018 às 18:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Supermercados paulistas criam 1.325 vagas em julho, o maior número de postos abertos para um mês em 2018

Depois de um primeiro semestre com aumento de postos de trabalho abaixo do esperado, o setor supermercadista mostrou reação em julho, indo na contramão do varejo como um todo ao apresentar crescimento de 1.325 vagas, conforme dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e analisados pela Associação Paulista de Supermercados (APAS).

“Apesar de ser considerado pelo setor supermercadista um mês tradicionalmente fraco em vendas, curiosamente julho tem bons números de contratações, haja vista que, nos últimos 10 anos, só obteve perda de postos uma vez”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: Caged

Nos supermercados do estado de São Paulo, a capital ficou na liderança da geração de empregos com 896 vagas, seguida por Indaiatuba (298), Osasco (134), São Roque (117) e Jacareí (88).

Fonte: Caged

Entre as subcategorias do varejo alimentar, supermercados e hipermercados foram os que mais criaram vagas, 998 no total. Na sequência vem atacados/atacarejos (298), minimercados (50) e hortifrútis (36). “Depois de um mês de junho com redução de vagas nos atacados, estes voltaram a ter aumento de postos”, comentou Berka.

Fonte: Caged

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto: Em 2017, a região de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 6,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 31 mil colaboradores. Só na cidade de Ribeirão Preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,9 bilhões, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo.

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.


+ Economia