Porto de Beirute é atingido por novo incêndio um mês após megaexplosão

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de setembro de 2020 às 13:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fogo vem de um armazém onde pneus são estocados, segundo uma agência de notícias estatal

Um grande incêndio atingiu um depósito de pneus e óleo no porto de Beirute, no Líbano, nesta quinta-feira (10), pouco mais de um mês depois que uma grande explosão no mesmo local devastou a região e matou centenas de pessoas.

Ainda não se sabe o que causou as chamas, segundo uma fonte das Forças Armadas do Líbano. 

Até o momento, não há informações sobre mortos e feridos, mas muitos moradores deixaram a cidade quando souberam do incidente.

O fogo irrompeu na zona franca do porto, criando uma enorme coluna de fumaça sobre a cidade. 

O Exército libanês disse em sua conta no Twitter que estão sendo realizadas operações para extinguir as chamas.

“Sou obrigado a tirá-los de Beirute, da fumaça e do fogo que estão acontecendo no porto de novo”, afirmou Majed Hassanein, de 49 anos, que saiu da área com a mulher e dois filhos em um carro.

Imagens de emissoras de TV locais mostravam bombeiros tentando apagar as chamas no porto, onde armazéns foram destruídos pela explosão de 4 de agosto. Ela foi causada por um grande estoque de nitrato de amônio que era mantido em más condições no local por anos.

O Líbano passa por uma profunda crise econômica, considerada a maior ameaça à estabilidade do país desde a guerra civil que durou de 1975 a 1990.

Marinha do Brasil​

Em nota, a Marinha do Brasil informou que “a Fragata ‘Independência’, Navio-Capitânia da Força Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), encontra-se operando no mar, em área distante do local” do incêndio.

“Todos os tripulantes do navio, componentes brasileiros do Estado-Maior da FTM-UNIFIL e pessoal de apoio em terra passam bem.”

*Informações Reuters


+ Cotidiano