compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Algo que os amantes de gatos já devem ter percebido é que a esmagadora maioria dos gatos tricolores são fêmeas, mas poucos param para se questionar o motivo
A quase inexistência de gatos machos de 3 cores é explicada pela ciência – foto Freepik
Algo que os amantes de gatos já devem ter percebido é que a esmagadora maioria dos gatos tricolores são fêmeas, mas poucos param para se questionar o motivo de isto acontecer na natureza.
Afinal, o esperado seria ter uma quantidade aproximada de gatinhos de ambos os sexos, não é mesmo?
Não necessariamente. Na verdade, a quase inexistência de gatos machos com pelagem em três cores é facilmente explicada pela ciência — e nós vamos te ajudar a desvendar este mistério agora mesmo.
Por que gatos tricolores são sempre fêmeas?
A gigantesca diferença entre a quantidade de machos e fêmeas entre os gatos calicó (como são conhecidos os felinos domésticos tricolores) se dá devido à genética dos bichanos.
Como aprendemos na escola, quando um embrião é formado, os pais contribuem cada um com dois cromossomos: as mães com cromossomos XX e os pais com um cromossomo X e um cromossomo Y. Nos gatos, o cromossomo X é responsável pela cor dos pelos do animal.
Assim, digamos que o cromossomo X da mãe gere pelos de cor preta, enquanto o do pai gere a cor alaranjada.
Conforme o embrião vai se formando, suas células ativam apenas um cromossomo X, desativando o outro. Caso ative o da mãe, aquela célula vai resultar em pelos pretos; caso contrário, o cromossomo X ativado será o do pai, resultando em pelos alaranjados.
É importante frisar que cada célula escolhe qual cromossomo X vai suprimir individualmente, então algumas vão escolher o do pai enquanto outras vão selecionar o da mãe, resultando em pelos com duas cores.
A terceira cor, a branca, tem origem distinta: ela é resultante de um outro gene sem relação com os cromossomos.
Neste caso, o pelo branco é resultado de uma alteração na pele do animal, que devido a determinados fatores genéticos não tem pigmentação, gerando pelos de cor branca.
Quando há esta combinação de partes da pele não pigmentada com diferentes cromossomos X das cores preta e laranja, surgem então os gatos calicó.
Existem gatos tricolores machos?
Apesar de raríssimos, sim, existem gatos calicó do sexo masculino. Porém, eles são uma verdadeira exceção, algo que nem mesmo devia existir, em teoria.
Segundo Judith Lindley, fundadora do Registro Internacional de Gatos Calicó, a proporção aproximada entre nascimentos de gatos tricolores é de um macho a cada 3000 fêmeas.
Apesar de serem uma anomalia, já que têm dois cromossomos X e não um X e o outro Y, os bichanos calicó machos geralmente vivem uma vida saudável.
Sua genética, ainda que “errada”, não impacta de forma alguma em sua expectativa de vida.
Só tem um porém: os gatos tricolores machos geralmente têm problemas no sistema reprodutor, com seus órgãos sexuais tendendo a ter má formação. Por isso, os machinhos calicó são em sua maioria estéreis.