Por que os gatos miam mais alto de madrugada?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 30 de junho de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ouvir o seu gato miando pelos cantos antes do café da manhã não deveria ser novidade, mas ouvi-lo miar intensamente na escuridão da noite pode significar outras coisas

Miados mais intensos de madrugada são comuns nas casas de donos de gatos – foto Freepik

 

Um cenário comum na casa dos donos de gatos é escutar miados mais intensos durante a madrugada.

No fim das contas, parece até que os pets estão fazendo isso de propósito para acabar com o nosso sono e interromper a nossa rotina de descanso. Isso pode fazer com que muitas pessoas acreditem — erroneamente — que os gatos são criaturas noturnas.

Na realidade, eles são animais crepusculares, o que significa que os gatos tendem a ser mais ativos durante o amanhecer e ao anoitecer.

Logo, ouvir o seu gato miando pelos cantos antes do café da manhã não deveria ser novidade, mas ouvi-lo miar intensamente na escuridão da noite pode significar outras coisas.

Principais motivos dos miados noturnos

Uma das grandes possibilidades do seu gato estar miando no apagar das luzes é bem simples: ele talvez esteja entediado.

Quando nossos felinos de estimação não são estimulados mental ou fisicamente durante o dia, eles encontrarão formas de liberar essa energia à noite. Consequentemente, você pagará o preço por não ter o entretido.

Gatos também costumam miar à noite quando estão com fome ou sede. Por isso, pode ser bom manter suas vasilhas sempre cheias antes de dormir.

Caso você já tenha feito isso, não levante da sua cama para satisfazer os desejos do seu pet, pois isso apenas serviria para reforçar um comportamento negativo que acabaria completamente com a sua rotina de sono.

A vocalização repentina durante a noite também pode indicar algum problema de saúde em seu gato — o que exige um pouco de atenção.

Fora isso, é possível que o seu animalzinho simplesmente queira sair de casa para um passeio noturno, ou está no cio e em busca de parceiros para acasalar.

Lidando com os miados

Se você já descartou a possibilidade do seu gato estar sofrendo com qualquer problema de saúde, só existe um método realmente eficiente para tentar lidar com os miados noturnos — e fechar a porta para que eles não possam entrar no seu quarto não é exatamente a solução mais correta de todas.

Em primeiro lugar, considere encontrar saídas para que o seu gato se sinta estimulado durante o dia.

Isso não quer dizer apenas brincar com eles por 15 minutos, mas também manter brinquedos e alimentadores “quebra-cabeça” disponíveis para que eles tenham que se esforçar em suas atividades diárias.

Antes de se deitar, certifique-se também de que eles tenham uma tigela cheia de comida, água fresca e uma caixa de areia limpa para passar a noite.

De modo geral, essas simples medidas devem fazer com que o seu gatinho sinta-se cansado o suficiente e relaxado para umas boas horas de sono enquanto continua escuro lá fora.

*Informações Mega Curioso


+ Curiosidades