Por que alguns casais conseguem superar uma traição e outros não?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de junho de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A infidelidade é uma das coisas mais difíceis que um casal pode enfrentar e, de fato, é uma das principais causas de separações

Superar uma traição não é tão simples, mas é possível – foto Freepik

 

Todos nós gostaríamos de imaginar que, se fôssemos traídos, simplesmente faríamos nossas malas e iríamos embora, sem olhar para trás.

Mas quase nunca é tão simples, e isso pode ser bom. A infidelidade é uma das coisas mais difíceis que um casal pode enfrentar e, de fato, é uma das principais causas de separações.

Mas o que é menos falado é quantos casais realmente superam o trauma, curam a ferida e saem mais fortes.

Claro, cada situação deve ser avaliada de forma única, mas trair não é tão preto no branco quanto gostaríamos de pensar. E há algumas figuras famosos que ficaram com o parceiro infiel, então deve haver algum mérito nisso.

Mas se há uma coisa que os especialistas concordam quando se trata de lidar com a infidelidade, é que é um trabalho árduo, e alguns casais não podem fazer ou não estão cientes dos passos necessários recomendados por profissionais licenciados para restaurar adequadamente os laços de um relacionamento saudável.

Superar a traição pode realmente torná-lo mais forte

Se você não acredita nisso de coração, será difícil seguir os passos apropriados para superar a traição. David Klow, especialista em casamento e terapeuta familiar, diz que, embora muitos casais não se recuperem da infidelidade, “aqueles que o fazem podem emergir mais fortes por terem passado pelo processo de recuperação do sentimento”.

Você deve ter paciência

A maioria dos especialistas diz que o processo de cura de um relacionamento pós-infidelidade pode levar pelo menos um ano, embora geralmente leve até dois anos. Ter paciência com os sentimentos uns dos outros é essencial.

Fortes compromissos desempenham um papel

Se vocês são casados ou moram juntos, por exemplo, têm mais um motivo para tentar resolver as coisas. Por outro lado, se vocês estão juntos há pouco tempo, pode parecer mais fácil desistir da relação.

As crianças também são um grande fator

É claro que ter filhos é uma das principais razões pelas quais os casais tentam superar a infidelidade, principalmente porque esse tipo de traição pode causar danos a uma criança.

A traição tem que parar completamente

Especialistas dizem que o primeiro e mais importante passo é o traidor cortar o contato com a pessoa com quem teve o caso amoroso. Eles devem bloquear seu número e perfis em redes sociais e, claro, a traição não deve se repetir.

Expresse todas as queixas 

Depois de descobrir a infidelidade, Janis A. Spring, psicóloga clínica e autora de ‘After the Affair: Healing the Pain and Rebuilding Trust When a Partner Has Been Unfaithful’, pede ao parceiro enganado que seja emocionalmente cru e impiedoso ao detalhar suas queixas.

Como o luto pode levar alguém à loucura, é essencial que a pessoa ferida se expresse livremente sobre sua dor e se sinta ouvida.

*Informações Notícias ao Minuto


+ Comportamento