Por que a maçã fica ‘farinhenta’? Entenda e saiba como comprar fruta de qualidade

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de agosto de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Maçã ‘farinhenta’ é conhecida por não ter a crocância habitual da fruta: saiba por que isso acontece e como comprar fruta de qualidade no mercado

A textura farinhenta não está relacionada à variedade da maçã – foto Arquivo

 

Se você já mordeu uma maçã e sentiu que ela não estava tão crocante quanto esperava, você não está sozinho.

Essa experiência comum, onde a fruta parece esfarelar na boca, é conhecida como “maçã farinhenta” e tem tudo a ver com o modo como a fruta é armazenada.

O Que Deixa a Maçã Farinhenta?

Segundo a Embrapa, a textura farinhenta não está relacionada à variedade da maçã, mas sim ao seu armazenamento inadequado.

“A textura ‘farinhenta’ ocorre quando há perda de água nos tecidos da fruta, algo que acontece devido ao armazenamento prolongado ou em condições inadequadas de umidade e temperatura”, explica o pesquisador Pedro Costa, que trabalha com fruticultura em Franca.

Franca, cidade que valoriza a qualidade dos produtos que chegam à mesa, também tem consumidores atentos a esse problema.

“Eu sempre busco maçãs crocantes, mas às vezes acabo comprando algumas farinhentas e é bem frustrante”, comenta Ana Paula Martins, moradora da cidade e frequentadora assídua das feiras e hortifrutis locais.

Como Escolher Maçãs de Qualidade em Franca

Para evitar o desapontamento com uma maçã farinhenta, há algumas dicas simples que podem te ajudar a escolher uma fruta de qualidade, seja no mercado ou na feira:

Polpa firme: Aperte levemente a maçã; ela deve ter uma polpa firme e resistente ao toque.
Turgidez: Prefira maçãs que estejam bem hidratadas, sem sinais de murchamento.
Ausência de danos: Inspecione a fruta em busca de manchas ou machucados, que podem indicar problemas de armazenamento.
Casca brilhante: Maçãs com casca brilhante e sem opacidade tendem a ser mais frescas e crocantes.

Na próxima vez que for às compras em Franca, fique de olho nessas dicas e garanta uma maçã que atenda suas expectativas.

Afinal, ninguém merece morder uma fruta aparentemente perfeita e ser surpreendido por uma textura farinhenta. Como diria Ana Paula, “não há nada como a satisfação de morder uma maçã crocante e suculenta”.

*Informações Receitas Globo

 


+ Gastronomia