compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Nada de usar receitinhas caseiras como pasta de dente nem bicarbonato; o correto é muito mais simples do que você pensa
Escurecimento das peças acontece pela oxidação natural – foto Freepik
Os acessórios de metais e pedras preciosas costumam sair da gaveta só em ocasiões especiais, como nas festas de fim de ano. Mas você sabe limpar suas joias sem danificá-las?
Infelizmente, não dá para fugir do escurecimento das peças. Ele é causado pela oxidação do metal, que é uma ação natural. Mas tomando certos cuidados, é possível retardar esse processo.
Tem até jeito certo de guardar para prevenir arranhões e outras deformações nos seus acessórios.
Também há produtos mais adequados para não causar danos à aparência ou à estrutura da joia e outros que devem ser evitados.
Por que a joia escurece?
“A umidade é uma das inimigas das joias, podendo comprometer a cor e o brilho de sua superfície”, conta a fabricante HStern, em nota.
“A umidade pode acelerar o processo natural de oxidação do metal precioso e, nesse caso, a liga perde o brilho ou fica mais escura”, completa.
Por conta disso, é recomendável evitar tomar banho – e, no caso de anéis, lavar as mãos – ou entrar no mar e na piscina com a joia.
O sol também é um fator a ser considerado, segundo nota da marca Alinare: “Associado ao calor, esse processo de oxidação é potencializado”. Portanto, em dias quentes, tome cuidado com o calor e o suor.
Guarde do jeito certo: metais como ouro e prata são muito maleáveis, o que os deixa mais sensíveis a agressões externas, como arranhões. Por isso, o melhor é guardá-los em locais secos e com pouca iluminação.
“Nada de guardar dentro do banheiro”, alerta a HStern. “Uma dica valiosa é organizar as joias em estojos com divisórias ou envolvê-las em um tecido macio (flanela ou veludo) e guardá-las dentro de uma gaveta ou em uma porta-joias adequado”, diz a marca.
“O veludo é um material que evita o contato do metal com a umidade e outros agentes danificadores”, explica a Alinare. A fabricante sugere ainda o uso de saquinhos de veludo para quem não possui um porta-joias.
Limpeza: o que pode e o que não pode
Manter suas joias limpas em casa é uma tarefa mais de rotina do que qualquer outra coisa. É importante prestar atenção no antes, durante e depois do uso para evitar acúmulo de resíduos.
Pode: limpar com um pano seco toda vez que usar
“Logo após utilizar o acessório, recomenda-se que seja cuidadosamente limpo com uma flanela”, avisa a marca Alinare.
Não pode: deixar que cosméticos entrem em contato com a joia
“É muito comum utilizarmos cremes e maquiagens quando colocamos alguma joia especial”, diz a Alinare. A sugestão é primeiro passar perfumes, maquiagem e creme e só então colocar os acessórios.
Pérolas, madrepérolas e corais requerem um cuidado especial, visto que são “gemas” orgânicas.
“Elas são sensíveis a ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias. Portanto, evite que esses produtos entrem em contato com a peça”, diz a HStern.
Pode: limpar com pano macio e seco e até detergente neutro
“Sugerimos limpeza apenas com flanela limpa, macia e seca, para evitar danos às joias”, diz a HStern.
No caso de diamantes, que têm alta aderência natural a substâncias gordurosas, a marca indica limpar com flanela úmida, sem produtos químicos, para retirar o excesso de oleosidade.
“Limpe uma vez por semana os diamantes que são usados diariamente”, indica a marca.
Já a Alinare afirma que não tem problema usar sabão ou detergente neutro, desde que com o auxílio de um pincel para não riscar a joia.
“Após efetuada a limpeza, deve-se enxaguar com água corrente abundante e certificar-se que não sobrou nenhum resquício de sabão. Feito isso, seque a peça com pano de algodão muito bem, para não deixar umidade”, explica a fabricante.
Não pode: usar produtos de limpeza pesados
Alguns produtos – como cloro, água sanitária e até palha de aço – são agressivos demais para as joias e devem passar longe delas.
E outros produtos?
Nenhuma das fabricantes indica usar produtos como o “limpa pratas” e a “flanela mágica” em casa, pois são produtos químicos que podem ter reações variadas a diferentes gemas ou ligas de metal.
“O uso de qualquer produto deve ser avaliado por um profissional em uma joalheria de confiança”, diz a HStern.
Tampouco são recomendadas as “receitinhas caseiras”, que costumam misturar bicarbonato de sódio ou pasta de dente com água.
“Os metais e pedras preciosas acumulam resíduos que podem criar camadas sobre as joias e prejudicar seu brilho e acabamento”, completa a fabricante.
*Informações Guia de Compras