compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Chamada de Metl, os pneus sem ar são feitos de nitinol, uma liga que estica como borracha, mas é forte como titânio
O primeiro pneu de bicicleta feito de nitinol, uma liga de níquel e titânio flexível desenvolvida pela Nasa, está mais perto de chegar ao mercado nos Estados Unidos.
O produto chamado Metl muda de forma para suportar condições adversas como calor intenso, não fura e promete durar a vida toda. Pelo menos essa é a promessa do fabricante, a The Smart Tire Company.
Como funciona o pneu de bike ‘indestrutível’
Cada pneu pesa 400g e possui bobinas coloridas ou transparente.
Segundo a empresa, eles são “fáceis de instalar” em bicicletas comuns de estrada.
Aderência
Apesar da construção em liga metálica com memória, os pneus proporcionam aderência graças a uma banda de rodagem integrada capaz de rodar por quase 13 mil km, diz o fabricante.
A eventual troca da banda de rodagem custa US$ 10 por pneu.
Os pneus de bicicleta Metl oferecem um “passeio leve e suave, com manuseio e durabilidade superiores”, afirma a The Smart Tire Company.
Quanto custa?
Por enquanto, o pneu inovador está sendo vendido apenas pela plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e ainda não chegou ao varejo. Um par sai por US$ 500, ou R$ 2.445 na cotação atual sem adição de impostos.
Segundo o TheVerge, o valor é quase dez vezes mais caro que pneus de bicicleta comuns vendidos no mercado americano.
O produto também será oferecido em pacotes pré-montados em aros de alumínio ou carbono, neste caso o valor sobe ainda mais para US$ 1.300 e US$ 2.300, respectivamente.
De acordo com notícia do portal Olhar Digital, as entregas devem começar apenas em junho de 2024. Dependendo do resultado das campanhas de financiamento, a The Smart Tire Company promete lançar mais versões do Metl em diferentes tamanhos, larguras e também adaptados para eBikes e mountain bikes.