Plantas dentro de casa: aqui está o que você precisa saber antes do inverno

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de junho de 2020 às 15:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas plantas domésticas entram em dormência por um longo período de descanso durante os meses mais frios

​Muitas plantas domésticas entram em dormência por um longo período de descanso durante os meses de inverno. 

Elas vão parar de florescer e cultivar novas folhas. Algumas espécies soltam folhas e tudo bem, tenha calma! Você não a matou. 

Ela só está se preparando para descansar, assim como árvores e muitas plantas de jardim. 

Dependendo da planta, a dormência pode durar de várias semanas a alguns meses e você precisará ajustar sua rotina de cuidados de acordo com a planta.

Corte a água

Como as plantas não gastam muita energia quando estão inativas, elas não precisam de tanta água quanto normalmente. 

Você saberá se está exagerando na água se as folhas parecerem caídas e começarem a ficar amarelas e se o solo estiver demorando muito tempo para secar.

Geralmente, você deve regar cerca da metade da frequência que faria durante a estação de crescimento, mas é melhor sentir o solo antes de regá-lo (como costuma fazer, certo?).

Apenas regue-a quando o solo estiver seco cerca de 2 a 5 cm de profundidade. Em caso de dúvida, deixe-a em paz por mais alguns dias. Algumas plantas do deserto, como cactos e suculentas, podem não precisar de água durante todo o inverno.

Pare de fertilizar

Você também precisa eliminar a etapa do fertilizante durante o inverno. As plantas não precisam dele enquanto estão adormecidas, e muito fertilizante depositado no solo pode matá-las.

Proteja suas plantas de correntes de ar e de muita ventilação

As plantas podem ser exigentes sobre onde você as guarda durante o inverno. A maioria, especialmente as plantas tropicais, não tolera correntes de ar, o que é difícil porque também precisam de luz. 

Afaste as plantas alguns centímetros das janelas e, se as janelas permitirem entrada de vento, coloque um pano velho ao longo do peitoril para impedir a entrada de ar frio.

Por outro lado, as plantas não gostam de rajadas de ar quente, então, caso tenha aquecedor, mantenha sua planta longe dele. 

A oscilação da temperatura as estressa e o calor torna o ar ainda mais seco, o que as plantas não apreciam.

Você também pode tentar os truques comuns para aumentar a umidade: agrupando plantas, ligando um nebulizador perto delas, deixando uma bandeja de água perto, que funcionará como um umidificador.

Dê um banho nas suas plantas

Com que frequência você se lembra de tirar o pó de suas plantas domésticas durante a limpeza? 

As folhas acumulam muito pó e você precisa intervir para que a planta possa respirar. Você pode limpar as folhas individualmente com um pano úmido ou seguir o caminho mais fácil: colocar suas plantas no chuveiro (desde que a pressão da água não seja muito forte!).

Você saberá que sua planta saiu da dormência quando perceber novas folhas e brotos se formando.

*MSN