Pistas da região de Franca são tomadas por fumaça de queimadas; saiba como proceder

  • Marcia Souza
  • Publicado em 16 de agosto de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a estiagem, plantações secam e se tornam ambiente perfeito para queimadas; fumaças colocam motoristas em perigo

Arteris

Com a estiagem, plantações secam e se tornam ambiente perfeito para queimadas; fumaças colocam motoristas em perigo

Além do clima mais frio, o inverno também pede atenção com relação à fumaça na pista, causada pelo tempo mais seco.

Diversas pistas da Região de Franca estavam tomadas, nesta segunda-feira, pela fumaça. Leitores do Jornal da Franca enviaram fotos. É uma situação que demanda cuidado.

Quando o motorista se depara com fumaça na pista, a direção se torna um verdadeiro desafio, com baixíssima visibilidade, o que é extremamente perigoso.

No site da concessionária Arteris, que promove ações de conscientização de direção segura, destaca algumas orientações para ajudar motoristas ao se depararem com focos de fumaça na pista.

1. Adote uma direção defensiva: ao avistar fumaça, reduza a velocidade e respeite sempre os limites de velocidade da via. Em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção. Assim, é possível ter mais tempo de reação no caso de ser surpreendido por outro veículo, pessoa ou animal.

2. Cuide da qualidade do seu ar: feche os vidros do veículo, para que ninguém respire a fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.

3. Mantenha distância: cuide para manter ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência.

4. Faróis baixos: use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele se reflete nas pequenas gotículas do ar e fuligem, e ofusca ainda mais o motorista do veículo que vier no sentido contrário.

5. Nunca pare na via: no acostamento, só se não houver opção: em nenhuma hipótese o motorista deve parar o carro na via ou utilizar o pisca-alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca-alerta ligado.

6. Pisca-alerta, só com o carro parado: jamais use o pisca-alerta em movimento, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento. Acione o pisca-alerta apenas em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás, que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, o que aumenta o risco de acidente.

7. Evite se expor à fumaça: se for possível observar que um trecho à frente está comprometido com fumaça, busque um lugar seguro, como postos de serviços. Ao trafegar, se conseguir enxergar através da fumaça, dirija devagar e com os faróis e lanternas ligados. Não se arrisque. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, busque um local para estacionar e espere a condição da via melhorar. Procure ainda saber as condições prévias da via. Você pode conferir as condições das concessionárias da Arteris pelas redes sociais.

8. Manutenção em dia: faça a revisão do veículo. Verifique, além da pressão dos pneus, o alinhamento e balanceamento das rodas, níveis de óleo do motor e da água no radiador, o sistema elétrico e as luzes.


+ Trânsito