PIS/PASEP: Veja até que dia vai o prazo para receber o Abono Salarial este ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você é contratado pela iniciativa privada, o auxílio recebido é o PIS. Já para os servidores públicos, o benefício recebido é o Pasep

É importante que todos os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e os benefícios disponíveis para eles.

Se você é um trabalhador formal ou servidor público, pode ter chegado a hora de sacar o tão esperado abono salarial PIS/Pasep.

A data limite para fazer isso é 28 de dezembro de 2023. Conforme as informações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, uma quantia total de R$ 535,8 milhões está disponível para saque.

Cerca de 540 mil profissionais ainda que não retiraram seus abonos, sendo 153,6 mil referentes ao PIS e 387,3 mil, ao Pasep, podem se beneficiar desse recurso.

Quem tem direito ao abono salarial PIS/Pasep?

Se você é contratado pela iniciativa privada, o auxílio recebido é o PIS. Já para os servidores públicos, o benefício recebido é o Pasep.

Para poder desfrutar deste benefício existem algumas condições: o trabalhador deve ter estado empregado com carteira assinada ou ter sido servidor recebendo até dois salários mínimos no ano de 2021 e estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos.

Outra coisa a lembrar é que o empregador tem a obrigação de informar corretamente os dados do trabalhador ao Ministério do Trabalho na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como verificar se tenho direito?

Não tem certeza se tem direito a esse benefício? Não se preocupe, existem algumas maneiras de descobrir.

Para o PIS, você pode consultar através do site da Caixa Econômica Federal (CEF), no aplicativo Caixa Trabalhador, nos postos da Superintendência Regional do Trabalho, ou pelos telefones de atendimento da CEF, ou do Ministério do Trabalho.

Segundo o portal BMC News, com relação ao PASEP, a consulta pode ser realizada nos postos da Superintendência Regional do Trabalho, pelos telefones de atendimento do Banco do Brasil ou da Superintendência Regional do Trabalho.


+ Finanças