Petrobras reduz gasolina em 9,5% e diesel em 6,5% a partir de sexta-feira (13)

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de março de 2020 às 18:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com os ajustes, a queda acumulada do diesel no ano somará 23,4%; a redução da gasolina acumulará 20,6%

A Petrobras reduzirá o preço do óleo diesel nas refinarias em 6,5% e o da gasolina em 9,5%, a partir desta sexta-feira (13).

O movimento de baixa vem após uma derrocada das cotações do petróleo no mercado internacional nesta semana, informou a petroleira estatal nesta quinta-feira.

Com os novos ajustes, a queda acumulada do diesel da Petrobras no ano somará 23,4%; a redução da gasolina acumulará 20,6%, de acordo com informações da Petrobras e cálculos da Reuters.

Os cortes nos valores a partir de sexta-feira são os primeiros depois do início de uma guerra de preços entre a Rússia e a Arábia Saudita, duas das maiores produtoras de petróleo.

Essa disputa derrubou valores internacionais de petróleo e derivados na última semana.

O desentendimento entre os dois países veio ainda em meio a um cenário de crise com a expansão do novo coronavírus pelo mundo. 

Isso trouxe temores sobre uma desaceleração da economia global e uma consequente redução da demanda pelos produtos fósseis.

“A queda do mercado internacional foi muito forte, foi muito brusca, então ela (a Petrobras) tinha mesmo um deságio para colocar nos preços”, afirmou o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone, Thadeu Silva.

“Ainda é maior o que ela pode reduzir… se olhar os preços agora, mas acho que ela está tentando suavizar o movimento de queda… ela está esperando para ver se consolida esse patamar ou se tem uma retomada.”

Mais cedo, agentes do mercado afirmaram à Reuters sobre a redução dos preços da Petrobras, movimento que foi confirmado em seguida pela empresa.


+ Economia