compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Às vezes, os idosos sentem menos sede e, assim, acabam bebendo menos água, então é necessário ter certos cuidados especiais com eles
Nos idosos, o mecanismo que controla a sede é alterado – foto Shutterstock
Quando o organismo do ser humano envelhece, ocorrem diversas mudanças fisiológicas nele, e uma não tão comentada é a que afeta a sede.
Muitas vezes, pessoas mais velhas sentem menos sede, o que faz com que acabem se esquecendo de beber água e corram mais risco de desidratação. Ainda mais quando há dias de muito calor, não é mesmo?
“Nas pessoas idosas, o mecanismo que controla a sede é deprimido e elas têm aquela falsa sensação de saciedade, com menos vontade de beber água, fazendo com que o rim trabalhe mais e causando alteração em suas funções”, afirma o médico geriatra Felipe Vecchi.
O também diretor clínico e de operações do Cora Residencial Senior e supervisor do Programa de Residência de Clínica Médica do HSPE-IAMSPE explica que, se você convive com idosos, é preciso ter cuidados nesse sentido.
Se perceber que uma pessoa mais velha está com sensação de secura na boca e ardor no nariz e nos olhos, por exemplo, pode ser um alerta.
Veja a seguir os cuidados que o geriatra recomenda ter com os idosos para que eles estejam sempre bem hidratados:
Oferecer alimentos ricos em água
Incluir frutas e vegetais suculentos, como melancia, pera, tomate e cenoura na dieta dos idosos é importante. Isso porque eles ajudam a aumentar a ingestão de líquidos de forma natural.
Preparar águas aromatizadas
Como alguns idosos podem ter dificuldade de beber bastante água por não gostarem do gosto, uma dica é tornar esse líquido mais atraente.
Para isso, basta colocar rodelas de frutas cítricas, como laranja e limão, ou mesmo hortelã e outras ervas frescas.
Variar os tipos de bebidas
Além de água, ofereça sucos de frutas, chás, sopas e até mesmo leite, que podem ajudar a diversificar as opções. Dessa forma, o idoso não vai cansar de beber sempre a mesma coisa.
Monitorar a ingestão
É importante que os cuidadores acompanhem de perto a quantidade de líquidos consumida pelos idosos, especialmente em dias mais quentes, e registrem a ingestão diária.
Atenção a idosos acamados ou dependentes
Por fim, não se esqueça que, no caso de idosos acamados ou dependentes, esses cuidados com a hidratação são ainda mais essenciais. Fique de olho em sinais de alerta e administre os líquidos sempre que necessário.
*Informações Alto Astral