Pesquise preços antes de comprar na Black Friday, alerta órgão do Ministério

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de novembro de 2022 às 10:00
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Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, avisa que, em caso de manipulação de preços, é preciso denunciar ao Procon 

Antes mesmo da Black Friday, que será realizada na última sexta-feira de novembro, pesquise os preços e preste atenção se alguns descontos já estão disponíveis antes.

A orientação é da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o órgão, é importante verificar se as ofertas de fato valem a pena e se são reais.

“Caso identifique prática enganosa de manipulação de preços (exemplo: aumento de preço pouco antes de o produto entrar em “promoção”), denuncie ao Procon de seu estado ou de sua localidade”, afirma a secretaria.

A data, que já virou uma das mais importantes para o comércio, pode ser uma oportunidade para os consumidores comprarem produtos com descontos atrativos.

Segundo o portal R.7 Notícias, a Senacon preparou sete dicas para evitar golpes e práticas enganosas, principalmente para as compras online.

01. Cuidado com sites e e-mails fraudulentos

Procure entrar no site oficial da loja pelo endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por email ou pelo celular (SMS, WhatsApp etc.).

Tais anúncios podem também servir para instalar software malicioso. Atenção também para anúncios em redes sociais realizados por fornecedores desconhecidos, pois não há nenhuma garantia de proteção. Alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.

02. Busque informações sobre a loja e a oferta

O consumidor pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br, inclusive acerca de reclamações e outros dados.

Leia com atenção folhetos e anúncios com as promoções e compare as ofertas antes de qualquer decisão de compra.

Também na internet, tenha cópia dos anúncios e de suas condições, para fins de comprovação no fornecedor ou no Procon, em caso de descumprimento pela loja.

03. Pesquise os preços antes

Preste atenção às promoções e compare os preços anunciados. Acompanhe os preços também antes do período das promoções: alguns descontos já podem estar disponíveis dias antes.

Confira os preços em sites de pesquisa, assim como os descontos e as condições de pagamento. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais.

Caso identifique prática enganosa de manipulação de preços (exemplo: aumento de preço pouco antes de o produto entrar em “promoção”), denuncie ao Procon de seu estado ou de sua localidade.

04. Atenção para a segurança nos pagamentos, inclusive via Pix

Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com o fornecedor. Não forneça seus dados bancários a sites que não tenham certificado de segurança.

Os sites para pagamento da internet devem ter endereço inicial com “https://” ou imagem de pequeno cadeado fechado no canto inferior direito da tela. Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, e evite links existentes em uma página ou em uma mensagem.

Não faça compras nem pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por redes wi-fi públicas.

05. Atenção para o prazo de arrependimento

Em regra, no caso de compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial (telefone, porta em porta etc.), o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de 7 (sete) dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor.

Já em compras feitas em lojas físicas, não há essa garantia legal, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço.

Em qualquer hipótese, antes de efetuar o pagamento, informe-se sobre as políticas de devolução e de trocas (exemplo: para itens de software, roupas, alimentos, pode haver restrições ou condições próprias).

06. Evite comprar por impulso

Tenha especial atenção para não se endividar, e verifique suas reais condições de renda e de pagamento. Não se deixe levar pelas compras por impulso. É importante estar atento e comprar somente o necessário.

07. Registre reclamação caso não consiga resolver o problema

Entre em contato diretamente com a empresa para resolver seu problema. Se não conseguir solucionar com a empresa, o consumidor tem à disposição a já referida plataforma consumidor.gov.br.

Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.


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