Pesquisadores afirmam que saúde intestinal está ligada à qualidade do ar

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de agosto de 2020 às 17:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Má qualidade do ar pode ter efeito adverso no microbioma humano e piorar a saúde intestinal

A ​maioria dos estudos sobre saúde intestinal concentra-se na dieta, mas será que o ar que respiramos pode perturbar o nosso intestino também? 

Segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado, publicada na revista Environment International, sim. 

Os autores afirmam que a má qualidade do ar pode ter um efeito adverso no microbioma humano e, em última análise, piorar a saúde intestinal.

Durante o estudo, os participantes tinham aparelhos para monitorar o ar e verificar a sua exposição aos níveis de ozônio, partículas e óxido nitroso.

Os pesquisadores descobriram que o ozônio tem o maior impacto na saúde intestinal, com uma variação de 11% entre os adultos. 

Aqueles com maior exposição a este poluente gasoso têm menos variedade de bactérias intestinais. “Isso é importante porque a menor diversidade (de bactérias) está associada a obesidade e à diabetes tipo 2”, alerta autora principal, Tanya Alderete.

“O ozônio provavelmente está mudando o ambiente do seu intestino para favorecer algumas bactérias em detrimento de outras, e isso pode ter consequências para a saúde”, explica Alderete.

O estudo, que é o primeiro do seu tipo a associar a saúde intestinal com a qualidade do ar, analisa amostras fecais de 101 jovens adultos no sul da Califórnia, determinando a sequência de DNA nos genes de cada pessoa.

*Informações Notícias ao Minuto


+ Ciência