compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Número de ataques chegou a 1,9 milhão, aumento de 15,6% em comparação ao mesmo período de 2020, segundo o Serasa Experian.
Devido ao incessante desenvolvimento da tecnologia, golpistas e enganadores estão produzindo maneiras de contornar os controles do sistema online.
Um novo tipo de fraude é a manipulação de localização em aparelhos móveis, conhecida como falsificação de localização ou de GPS, e serviu como um aviso para instituições de tecnologia que trabalham com segurança digital.
De acordo com um estudo da Incognia, líder em identidade digital fundamentado em localização para precaução de fraude móvel e autenticação sem atrito, 13,72 milhões de tentativas de falsificação de GPS foram achadas em seu banco de dados, uma média mensal de mais de 2,2 milhões de eventos registrados em todo o mundo de mais de 25.000 aparelhos de fraude. A informação é do portal Olhar Digital.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude do Serasa Experian, somente no primeiro semestre de 2022, houve atividade de fraude no país a cada 8 segundos nesse período. O número de ataques chegou a 1,9 milhão, um aumento de 15,6% em comparação ao mesmo período de 2020.
Localização
André Ferraz, CEO e cofundador da Incognia, diz que a falsificação de localização geralmente é feita por meio de aplicativos de falsificação de GPS, além de simuladores.
É uma das razões pelas quais esses golpes estão se expandindo cada vez mais. Porque dessa forma, os golpistas podem acobertar sua localização real, o que dificulta a investigação.
A maioria desses golpes foram relatados por organizações que provêm serviços baseados em localização, como transporte ou entrega no aplicativo. Mas isso pode acontecer em dispositivos com outras características, como jogos, streaming ou até aplicativos de namoro.
Assim sendo, para garantir a segurança de todos, precisa de uma localização em ambas as partes, como o motorista e parceiro de entrega, o rastreamento por GPS requer um alto nível de confiabilidade.
Por exemplo, empresas de streaming ou gaming que usam bloqueio geográfico para restringir seu conteúdo a determinadas regiões ou países, dependem diretamente da localização GPS falsa, pois a fraude contorna restrições e bloqueios. Isso geralmente ignora as leis locais ou regionais para aumentar a acessibilidade do conteúdo.