Pesquisa on-line permite localizar patrimônio histórico e cultural

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 03:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa da Secretaria da Cultura facilita a pesquisa de bens tombados ou em processo pelo Condephaat

Dados sobre bens no Estado de São Paulo tombados e em processo de tombamento pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turísticos (Condephaat) estão à disposição de pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados na Internet, em iniciativa da Secretaria da Cultura.

Após passar pelo processo de digitalização e georreferenciamento pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), os dados estão disponíveis no site http://www.idesp.sp.gov.br/Visualizador

Foi desenvolvido um canal irrestrito e gratuito, que permite conhecer a localização e a delimitação do patrimônio histórico protegido pelo Condephaat, sem exigir cadastros prévios ou autorizações.

Essa foi uma iniciativa inédita da Secretaria da Cultura, cujos resultados contribuem não só para agilizar os processos internos, mas também para disponibilizar para a sociedade, em meio digital, informações importantes sobre o patrimônio histórico e cultural paulista.

Até então, para obter informações dos bens tombados ou em estudo de tombamento pelo Condephaat em determinado município, era necessário consultar planilhas e arquivos de texto, com mapas desatualizados, não georreferenciados.

O trabalho desenvolvido ao longo de um ano pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), em conjunto com a unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), inclui 444 processos de tombamento (que pode envolver mais de um bem) e áreas de 344 imóveis tombados.


+ Cultura