Pesquisa indica que tema educação atrai mais interesse de leitores

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de agosto de 2018 às 17:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
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Preferência alcança 80% dos leitores, à frente de assuntos como saúde, economia e política

Educação é um tema que desperta o
interesse da maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa inédita da
Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) realizada pelo Instituto
Datafolha, 80% dos entrevistados disseram ter muito interesse em reportagens de
educação. A porcentagem supera temas como saúde (78%) e política (23%). Apenas
4% informaram não ter nenhuma atração por matérias dessa editoria.

A pesquisa foi apresentada nesta
terça-feira, 07 de agosto, no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de
Educação. Ao todo, foram ouvidas 2.084 pessoas de todas as classes sociais e
idade acima de 16 anos durante os dias 12 e 16 de junho, em 129 municípios de
todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para
menos.

Entre os
entrevistados, a TV aberta é a fonte mais frequente de informação sobre
educação, apontada por 52% do total de entrevistados e por 55% daqueles que
disseram ter muito interesse no tema. As redes sociais aparecem em segundo
lugar, com 29% do total e 31% dos muito interessados em educação, seguidas pela
rádio, com 24% do total e 26% dos mais interessados no tema.

Temas em educação

Informações sobre escolas do lugar onde se vive lideram o
ranking de interesse dos entrevistados (34%), seguido por temas que têm relação
com filhos, netos e outras crianças com as quais se convive (21%). Em terceiro
lugar estão as novas metodologias de ensino, uso de tecnologias nas escolas e
propostas pedagógicas inovadoras (9%).

Em relação às técnicas narrativas, os entrevistados mostraram
preferência por reportagens com depoimentos de pessoas que vivem o cotidiano
das escolas (37%), seguida por matérias com vídeos (33%) e várias notícias
curtas e resumidas sobre o mesmo assunto (29%).

A pesquisa mostra ainda diferenças nas respostas quando se leva
em consideração a escolarização dos entrevistados. Enquanto pessoas mais
escolarizadas preferem temas políticos e técnicos, pessoas menos escolarizadas
e mais dependentes de serviços públicos buscam mais pautas locais.

Compreensão difícil

Apesar de mostrar interesse em reportagens em educação, outra
pesquisa apresentada também hoje pela Jeduca mostra que a população tem, muitas
vezes, dificuldade em compreender determinados temas e há tendência de os
entrevistados perderem o interesse se sentirem que o tema está longe da vida
deles.

Os resultados mostram que termos comuns no debate educacional
como “interdisciplinar” (que trata da relação entre duas ou mais disciplinas ou
ramos de conhecimento) e “base nacional” (referente à Base Nacional Comum
Curricular, documento que estabelece o conteúdo mínimo que deve ser ensinado em
todas as escolas brasileiras) se mostraram de difícil compreensão mesmo para o
público altamente leitor. Os entrevistados, sobretudo os que já haviam deixado
a escola há alguns anos, mostraram ainda dificuldade com termos como ensino
médio, perguntando a que idade escolar o período se refere.

A pesquisa qualitativa foi feita em parceria com a Rede
Conhecimento Social, que conduziu duas oficinas de discussão em São Paulo. As
oficinas foram realizadas nos dias 15 e 17 de maio, com um grupo de nove
participantes ditos com alta fluência, com até pós-graduação concluída e maior
frequência de leitura, e um grupo de dez pessoas tidas como com baixa fluência,
com até ensino médio completo e menor frequência de leitura.

Declaração de intenções

“Há uma maneira otimista e uma realista de olhar os resultados e
as duas estão corretas. O otimismo mostra que as pessoas declaram interesse em
educação. Mas acho que temos que ser realistas também de dizer que essa,
talvez, seja uma declaração de intenções e não exatamente algo que as pessoas
estejam consumindo”, diz o presidente da Jeduca, Antônio Gois.

Segundo Gois, os resultados deixam um alerta para os
jornalistas. “A pesquisa qualitativa mostra que parte dos leitores não está
entendendo o que estamos falando porque talvez estejamos escrevendo muito para
grupos mais iniciados de educadores e talvez não estejamos chegando em um
público mais geral”.

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Eugênio Bucci,
que participou da mesa de apresentação das pesquisas, defendeu o fortalecimento
de uma comunicação pública tendo como modelo experiências como a BBC do Reino
Unido e a Deutsche Welle, da Alemanha. “Existe um enxugamento das empresas
jornalísticas privadas e isso já está comprometendo, não apenas a educação, mas
outros campos”, diz. Bucci acrescenta: “Essas entidades, com apoio público,
podem contribuir muito com a qualidade da cobertura de temas de interesse público.
Isso pode ser um caminho”.


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