Pesquisa da Unesp e UFSCar é premiada em congresso internacional em Viena

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 17:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Premio foi dado durante a 27ª Reunião Científica Anual da Associação Europeia de Osseointegração

O ​trabalho “Sr‐loaded titanium surface enhance MC3T3‐E1 osteoblastic activity – a preliminary in vitro study”, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi premiado na 27ª Reunião Científica Anual da Associação Europeia de Osseointegração (EAO), realizada em Viena, Áustria.

Desenvolvida pelos pesquisadores Luís Santana, Mariana Cominotte, Luis Vaz, Carlos Vergani e Joni Cirelli da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e por Marcelo Assis, Elson Longo e Camila De Foggi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pesquisa avaliou as propriedades físico-químicas de espécimes de titânio impregnadas com estrôncio, além da adesão de bactéria Staphylococcus aureus (S. aureus, ATCC 33591) e atividade celular de osteoblastos (MC3T3‐E1).

Os resultados preliminares indicaram que a incorporação de Sr em uma superfície nanoestruturada tem potencial para aumentar a atividade de osteoblastos no décimo quarto dia de análise. Além disso, a rugosidade superficial do grupo tratado com Sr não apresentou influencia na adesão de S. aureus. Os resultados preliminares deste estudo demonstraram que o tratamento proposto apresenta-se como alternativa promissora para a melhora da osseointegração de implantes de titânio.

O resumo do trabalho premiado foi publicado na revista Clinical Oral Implants Research, e está disponível em: https://doi.org/10.1111/clr.125_13358.


+ Educação