Pesquisa aponta que pães industrializados estão em 80% dos lares brasileiros

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  • Publicado em 14 de outubro de 2019 às 18:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:55
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Dados são de pesquisa da Kantar WorldPanel sobre os hábitos de consumo do produto no país

​Nesta quarta-feira,16
de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão.

Para marcar a data e a
importância de um dos alimentos mais antigos do mundo, a ABIMAPI (Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados), divulga os dados da terceira edição da pesquisa sobre
hábitos de consumo de pães, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel.

De acordo com o
estudo, os pães industrializados (forma branco e integral, com grãos, de
hambúrguer, bisnaguinhas entre diversos outros tipos) estão presentes em 80%
dos lares brasileiros.

Também faz parte de quase 25% de todas as ocasiões de consumo
(refeições e lanches) durante o dia. 

O destaque é para o café da manhã, momento
em que o produto se apresenta em 67,3% das vezes. 

Na sequência, vem o lanche da
tarde, com 26,7%. Os frios (presunto e queijo), seguidos de requeijão, estão
entre os acompanhamentos preferidos em ambas as ocasiões.

A categoria de pão
industrializado – que em 2018 totalizou 401,2 mil toneladas em vendas, segundo
dados da ABIMAPI – respondem por 18,4% do total de pães comercializados no
Brasil. 

Esse percentual vem crescendo ano a ano, de acordo com a pesquisa
Kantar. Em 2017, foi de 12,5% e em 2016, de 10,4%.

Os pães fatiados
brancos – também conhecidos como pães de forma – lideram a preferência e
representam 13,6% do volume de vendas de pães totalizando 54,5 mil toneladas. 

Em seguida aparecem os especiais, com 4,9% de share (19,6 mil toneladas) e as
bisnaguinhas, com 2% (8 mil toneladas).

Os pães
industrializados têm maior penetração nas classes A/B1 (21,2%) e B2 (14,9%) mas
se percebe um aumento de compra por parte da classe C. 

Pães especiais e light
estão concentrados em compradores mais velhos e de classes com poder aquisitivo
mais altas.

No ranking nacional
de produtos comercializados, a Grande São Paulo apresentou o maior índice de
compra, sendo responsável por 18,3% do consumo de pães industrializados.

Em
seguida aparecem Sul (18,2%), Leste e Interior do Rio de Janeiro (16,8%),
Interior de São Paulo (15,9%), Norte e Nordeste (12,5%), Grande Rio de Janeiro
(12,1%), e Centro-Oeste (6,1%).

De acordo com
Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI, o pão industrializado é uma opção
nutritiva, saborosa e muito prática de alimento, que ocupa um papel cada vez
mais importante na vida corrida de hoje. 

“Atentos a isso, os fabricantes estão
ampliando sua gama de produtos para focar nas diferentes necessidades das
famílias e atender desde os consumidores que buscam saudabilidade até aqueles
que se orientam pelo preço e quantidade das porções”, diz.

A pesquisa da
Kantar WorldPanel analisou, durante o ano de 2018, uma mostra de 11.300 lares
que retratam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete
macrorregiões.


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