compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Conseguir o shape ideal exige combinar dieta hipocalórica, aeróbicos e exercícios para fortalecer a musculatura da região.
Secar a barriga, afinar a cintura e definir os músculos abdominais são objetivos para quem busca um corpo mais definido e forte.
Mas, para atingir essa meta, muita gente recorre a procedimentos estéticos da moda, treina abdominal diariamente, usa receitas milagrosas de internet e recorre a dietas muito restritivas.
Mas será que essas estratégias funcionam de verdade?
O personal trainer e profissional de Educação Física da Growth Supplements, Leandro Twin, explica o que funciona de fato e detalha estratégias para trincar o abdômen.
O treinador explica que as cintas abdominais, drenagem linfática e jejum intermitente são estratégias acessórias que surtem apenas efeitos temporários.
O uso de cintas abdominais e drenagem linfática são eficazes para reduzir o inchaço, mas seus efeitos são temporários.
Ambas as práticas podem ser úteis em situações específicas, como antes de eventos ou sessões de fotos.
Fugindo dos resultados temporários
O mesmo acontece com o jejum intermitente, que pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a dilatação abdominal e melhorar a linha de cintura, mas o resultado também é temporário.
“Durante o jejum, a diurese aumenta, ajudando a eliminar líquidos e reduzir o inchaço. Pode esquecer os cremes redutores de gordura, eles não farão você queimar calorias ou reduzir as medidas”, conta.
Mexa-se, mas sem exagerar
Segundo o treinador, não basta fazer abdominais, é preciso combinar esses exercícios com uma rotina de aeróbicos, que são fundamentais para a perda de gordura corporal. Eles aceleram o metabolismo e ajudam a criar um déficit calórico necessário para a queima de gordura.
Twin sugere realizar de duas a três horas de aeróbicos semanais e lista 9 exercícios eficazes para trabalhar diferentes partes do abdômen, proporcionando uma definição completa.
“Para os oblíquos, escolha o ‘tocando os tornozelos’ e o oblíquo no solo. A prancha é uma ótima forma de fortalecimento e, entre os infra, a dica é fazer as versões na barra fixa; no solo e nas paralelas. Quando o assunto é supra, escolha o ‘com a mão no peitoral’, no banco e o abdominal canivete. Esses exercícios ajudam a definir os músculos do abdômen, empurrando a pele para um visual mais detalhado”, detalha.
A dica de ouro é não treinar o abdômen todos os dias para ter um resultado melhor e evitar a estagnação. “De uma forma geral, duas vezes por semana, com treinos de cerca de quinze minutos, costumam ser suficientes para a maioria das pessoas”, comenta o personal.
Conte calorias e beba água
Outra regra de ouro é manter uma dieta hipocalórica para reduzir a gordura corporal. Utilizar aplicativos gratuitos, como o Dieta e Treino da Growth Supplements, pode ajudar a monitorar a ingestão de macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras.
“Durante o processo de perda de gordura e ganho de músculo, pode ser necessário ajustar a ingestão calórica e considerar o ciclo de carboidratos para evitar a estagnação do metabolismo, por isso é fundamental consultar um nutricionista”, conta.
Beber água adequadamente melhora a diurese e reduz a retenção de líquidos. A recomendação é consumir entre 40 a 50 ml de água por quilo de peso corporal. Isso ajuda a inibir o hormônio antidiurético (ADH), promovendo a eliminação de líquidos e ajudando a reduzir o inchaço abdominal.
Seja mais saudável
A redução do consumo de álcool e açúcar é outra estratégia importante. O consumo frequente de açúcar podem provocar picos de insulina e prejudicar a sensibilidade do corpo ao hormônio, o que dificulta a queima de gordura.
Portanto, é recomendável evitar o consumo excessivo de açúcar e optar por fontes de carboidratos mais saudáveis.
As fibras são essenciais para a saúde digestiva e ajudam a acelerar o trânsito intestinal. Inclua alimentos como o feijão e psyllium, mas ajuste a quantidade para evitar a dilatação abdominal causada pela fermentação excessiva.
Como hackear o shape
Fortalecer e alargar as costas e os ombros pode criar a aparência de uma cintura mais fina. Exercícios como puxadas e remadas ajudam a desenvolver a musculatura das costas, enquanto elevações laterais trabalham os ombros.
Twin ressalta que a combinação dessas estratégias surte efeito e ajuda a conquistar uma linha de cintura mais definida e uma barriga mais seca de forma saudável e sustentável.
“Desconfie das lições que prometem um abdômen trincado com apenas 30 minutos de exercício por dia. Não existe milagre. Conseguir esse shape exige combinar dieta hipocalórica, aeróbicos e exercícios para fortalecer a musculatura da região. O segredo é o planejamento, equilíbrio e constância”, finaliza.