O eclipse penumbral começou às 1h53 do horário de Brasília, e finalizou às 6h32; o ápice do fenômeno foi por volta das 4h12
O primeiro de três eclipses visíveis no Brasil em 2024 aconteceu na madrugada desta segunda-feira (25). Tratou-se de um eclipse lunar penumbral, que atingiu o ápice por volta das 4h12 (de Brasília).
O eclipse começou às 1h53 do horário de Brasília, e finalizou às 6h32. Por ser um eclipse penumbral, a visualização é mais difícil em comparação aos outros. No ápice é possível ver uma sombra na frente da lua.
O que é eclipse lunar penumbral?
O eclipse solar penumbral acontece quando a lua passa pela sombra mais clara da terra, com pouca alteração do brilho a olho nu, diferente do parcial e do total, quando a lua passa pela umbra, a sombra mais escura.
Onde assistir ao eclipse?
O professor e pesquisador Marcos Calil, doutor em História da Astronomia, transmitiu o fenômeno através de uma live no YouTube. Enquanto passava o eclipse, ele respondia perguntas.
Veja:
Quais os próximos eclipses visíveis no Brasil?
Em 2024 acontecerão quatro eclipses, sendo três visíveis no Brasil. O primeiro foi nesta segunda-feira (25). O próximo será um eclipse solar total, mas não será visível no Brasil, no dia 8 de abril.
Segundo o portal Itatiaia, o próximo que poderá ser visto no Brasil será um eclipse lunar parcial no dia 17 de setembro. O último será um eclipse solar anular, no dia 2 de outubro.