Pensando em ter um cachorro? Saiba como escolher o cão perfeito para a sua família!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A resposta para a pergunta “como escolher o cachorro certo?” não é tão simples. As raças são um bom filtro para usar, mas você deve analisar também outros fatores

Para escolher o cão ideal para a sua família, é preciso ver além das raças – foto Freepik

 

De acordo com especialistas, um dono de cachorro de primeira viagem não deve pensar em criar um Rottweiler, Husky Siberiano ou Pastor Alemão, algo com o qual até mesmo tutores experientes podem sofrer por causa dos impulsos inerentes e traços dominantes desses cães.

Imagine a seguinte cena: você leva seu filho para comprar um cachorro e ele fica encantado com um filhote de border collie.

Você sai daquela loja com seu filho segurando seu novo cachorrinho fofo nas mãos, fazendo carinho em seu pelo macio e admirando suas patinhas cor-de-rosa.

Alguns meses depois e você tem um cachorro enorme bagunçando sua casa. Agora com 9 meses de idade, este animal tem quase o tamanho de um cachorro adulto e ainda tem o comportamento de um filhote.

Ele mastiga seus móveis, suas mãos, seus sapatos e suas roupas. Ele deixa bagunça pela casa e faz xixi e cocô em todos os lugares, no chão, no sofá e até na cama. Nada está a salvo.

Você tem um rabo abanando seguindo você em todos os lugares, da cozinha ao banheiro, e arranhando a porta se ousar deixá-lo sozinho em casa.

Você está exausto, irritado e se perguntando o que deu em você para comprar um cachorro em primeiro lugar.

Alguns desses problemas podem ser evitados com o treinamento precoce. Treinamento básico de obediência ensinada quando o cachorro ainda é um filhote resolverá muitos problemas que um cão adulto pode ter.

Mas às vezes você pode ter feito tudo certo e ainda ter um cachorro que parece que pode mordê-lo se você não der a ele seu petisco favorito.

A genética canina traz à tona muitos comportamentos em seu cão que o treinamento não pode superar ou suprimir. Níveis de energia, agressão, proteção de recursos, defensividade, impulso de caça e até saúde.

O que muitas vezes diferencia uma raça de cachorro da outra é para o que eles são “criados”. Cães pastores são criados para lidar com grandes grupos de animais.

Os cães de caça são criados para procurar e correr atrás de presas, às vezes até para abater presas maiores. Alguns cães de trabalho são usados para forças policiais e militares, enquanto outros são feitos para puxar trenós na neve.

Por conta disso, a resposta para a pergunta “como escolher o cachorro certo?” não é tão simples. As raças são um bom filtro para usar, mas você deve analisar também outros fatores, como os níveis de energia de um cachorro.

Uma pessoa que mora em um apartamento pequeno ou que vive com idosos em casa pode querer evitar trazer para casa um cachorro de alta energia, porque eles tendem a ficar destrutivos quando entediados.

Até mesmo Labradores, que são considerados animais muito dóceis, podem ser cães enérgicos pois eles também podem ter traços de raças de trabalho.

Além da raça e dos níveis de energia, você também deve fazer outras perguntas sobre o cachorro.

Ele gosta da companhia de outras pessoas e cães? Você precisa de um cachorro para guardar sua casa e não permitir que estranhos entrem? Você está procurando um companheiro de brincadeiras para seus filhos? Como é seu estilo de vida? Você prefere um cachorro atlético para correr com você ou um cachorrinho tranquilo que fique feliz em se aconchegar com você no sofá?

No final das contas, um cachorro é um membro da família que você terá por 10 anos ou mais de sua vida, e sua escolha deve ser bem pesquisada, examinada e selecionada pessoalmente.

Só assim você terá a chance de uma vida feliz junto com seu companheiro canino.

*Informações Pet é Pop


+ Pets