Ter pele de bebê? Sim, é possível se você deixar de cometer esses erros. Saiba

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de agosto de 2020 às 17:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Profissionais garantem que, evitando alguns erros comuns, a pele fica muito mais saudável e bem cuidada

​Quem nunca quis ter a pele do rosto semelhante a “bumbum de bebê” que atire a primeira pedra. 

A busca incessante por maciez e a ausência de marcas, manchas, espinhas e cravos fez do skincare uma febre nos últimos meses, com o boom de receitas caseiras e uma rotina de cuidados cada vez mais detalhada. 

No entanto, para que haja o efeito esperado, é preciso estar atento a pequenos erros que podem prejudicar o resultado final.

De acordo com o Google Trends, nos últimos 12 meses, a pesquisa pelos cuidados aumentou 200% em todo o Brasil. 

Em uma comparação mais recente, analisando os últimos setes dias, a plataforma indica que a busca por skincare mais simples e baratos subiu até 170%.

Confira os erros mais inusitados que você comete e não deveria:

Não passar protetor solar diariamente​

Apesar da eficiência comprovada, há quem não passe protetor solar no rosto regularmente. A dermatologista Cíntia Rocha explica que é um tiro no pé, um verdadeiro pecado contra a vitalidade da cútis.

De acordo com ela, os efeitos do sol na pele são cumulativos ao longo do tempo. 

“O recomendado é a utilização de filtro solar a partir dos 2 anos de idade”, alerta. Desde esse momento, em que a exposição aos raios solares aumentam, há o risco de câncer de pele, envelhecimento precoce e surgimento de manchas.

Lavar o rosto com água quente​

Outro consenso entre os especialistas em cuidados com a pele é a temperatura da água durante a limpeza do rosto. 

O ideal é que seja fria ou morna; mas quente, jamais. “Além do ressecamento, promove vasodilatação, aumento da oleosidade como efeito rebote e consequente dilatação dos poros”, explica Cíntia.

Escovar os dentes antes ou depois de lavar o rosto?​

A empresa Rejuvilight, especialista em terapias com máscaras de LED, afirmou, em post no Instagram, que escovar os dentes antes de lavar o rosto é um erro. 

A publicação dizia que “certos ingredientes na pasta de dente podem causar irritação, ressecamento e até mesmo queimação e, quando as bactérias da boca tocam o rosto, pode formar-se acne”.

Mas isso, na verdade, é um mito.

“Existem vários tipos de bactérias que compõem a flora natural da nossa pele e mucosas, e nem todas são nocivas à nossa saúde. A pele íntegra não vai ser afetada por essas bactérias.”, diz Cíntia.

Usar a toalha de rosto várias vezes​

Sim, é preciso trocar a toalha de rosto após o usar por mais de cinco vezes. 

Quando sujas, os objetos transmitem impurezas para o rosto. De acordo com a Rejuvilight, “isso pode causar irritação e disseminação de bactérias, o que pode levar ao aparecimento de espinhas”.

A médica Nayane Braga argumenta que as toalhas também não podem ser esfregadas no rosto, uma vez que podem machucar a pele, sobretudo quando há o uso de ácidos e Roacutan, conhecido remédio para combate da acne. 

“Melhor do que passar com força e esfregar é passar levemente, com tapinhas”, explica.

Microagulhamento caseiro​


A técnica é um procedimento invasivo da pele indicado para cicatrizes, manchas na pele, rugas e outros problemas. 

O microagulhamento utiliza um dispositivo microagulhas que rompem a barreira cutânea e visa causar um efeito estimulador à produção de colágeno pelo próprio organismo.

A esteticista Marineth Marinho salienta que, apesar de alguns aparelhos com as microagulhas serem vendidos pela internet, é extremamente contraindicado realizar o procedimento em casa. 

Os riscos vão de sangramentos excessivos a infecções secundárias, com manchas escuras, típicas de períodos pós-inflamatório. Além disso, as microagulhas desses aparelhos não são esterilizadas como em um consultório profissional.

Segundo Cíntia, “é necessário que seja feito em uma profundidade que atinja a derme, o que torna o procedimento um pouco dolorido, impossível de se fazer em casa sozinha”.

Comprar ferramentas de extração de espinhas e cravos faciais​

O raciocínio é simples: comprar ferramentas de extração aumenta a chance de tirar cravos e espinhas do rosto, o que pode originar manchas e marcas na pele. 

Embora seja melhor do que espremer com o dedo, não são itens recomendados por profissionais.

Há mais de 30 anos no ramo da estética, Marineth garante que, para evitar o aparecimento de espinhas e cravos, basta manter a pele limpa e se alimentar de forma saudável. 

“Muitas são as causas da acne, e o ideal é procurar um dermatologista. Pode ser hormonal, por uso inadequado de cosméticos, alimentação, sol ou outros fatores”, afirma.

*Informações: Metrópoles