Pela 1ª vez, Senac Franca oferece curso “Prática de Locução de Rádio”

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 11:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De curta duração, a capacitação prepara o aluno para treinar diferentes estilos de locução

A programação radiofônica sempre teve ao seu dispor vozes marcantes e bem-impostadas, que atraem a atenção dos ouvintes e tornam fácil a compreensão da fala. Aos que desejam atuar nesse ramo, com conhecimento dos recursos vocais necessários para as diferentes abordagens, o Senac Franca preparou uma programação especialmente para a área. Umas das oportunidades é o curso Prática de Locução de Rádio, inédito na unidade e que inicia em 11 de fevereiro.

De curta duração, a capacitação prepara o aluno para treinar diferentes estilos de locução, otimizando os recursos vocais e corporais na interpretação adequada aos diversos segmentos de emissoras e ouvintes. O curso fornece subsídios para que o estudante identifique e supere possíveis déficits nas funções de leitura e interpretação textuais e, ainda, conta com avaliação fonoaudiológica, que possibilita a identificação de disfunções e/ou patologias que demandem orientação e encaminhamentos específicos.

De acordo com Marina Bittar, coordenadora da área de rádio do Senac Franca, jovens e adultos que desejam adquirir noções iniciais de locução para rádio, visando o ingresso nesse ramo profissional, ou têm afinidade com a área podem optar por essa formação. “Sem contar que o curso livre permite ao aluno ter o primeiro contato com o setor e, então, verificar se realmente se identifica com a profissão. Também é um maneira de ter um conhecimento especializado em um curto período de tempo.”

Outra oportunidade de direcionar as habilidades para a locução radiofônica é o técnico Radialista – setor locução. Com início em 11 de março, a qualificação ensina sobre como apresentar programas de rádio em diferentes formatos, desde textos artísticos até comerciais ou noticiosos. “Entre os diferenciais de ensino do Senac estão aulas práticas com profissionais experientes e que atuam no meio radiofônico, infraestrutura moderna, simulação de situações reais de trabalho e vivências em rádios locais”, ressalta Marina.

No total, 50 vagas estão disponíveis para os dois cursos e as inscrições já podem ser feitas no Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou diretamente na instituição.

A força da voz!

Ampliar as técnicas vocais permite melhorias em diversos ramos profissionais. A francana Marcela Zonetti optou pela qualificação Radialista – setor locução no Senac Franca há dez anos e, desde então, colhe os frutos da especialização. “Era muito tímida, mas sempre trabalhei em contato com o público e as pessoas falavam da minha voz, para investir nisso. Então resolvi me inscrever no curso do Senac e deu certo”, conta Marcela. “Logo que encerrei a qualificação já consegui alguns trabalhos pontuais. Aí optei por criar um site de locução e divulgar minha voz por todo o país, o que impulsionou minha carreira.”

Marcela recebeu muitos contatos para gravação de áudios para carro de som, chamada de rádio on-line, mensagem de espera telefônica, e depois fortaleceu o trabalho com agências de publicidade, que, atualmente, são focos da atuação da locutora. “Com agências, tenho uma rentabilidade maior e consigo organizar mais o tempo, já que também atuo como coordenadora de relacionamento com clientes em um hospital da cidade”, diz.

Inclusive, segundo Marcela, o curso de radialista impulsionou as conquistas também no trabalho no hospital. “Atuo na área comercial, e a impostação da voz dá segurança e melhora a desinibição. Consigo melhores resultados em função dos exercícios de voz.”

Serviço:

Prática de Locução de Rádio

Data: de 11 a 28 de fevereiro de 2019

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas

Radialista Setor Locução

Data: de 11 de março a 30 de outubro de 2019

Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 22h30

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP

Informações e inscrições : www.sp.senac.br/franca


+ Educação