Pedrocão precisa passar por reformas urgentes, mas Prefeitura não se manifesta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2017 às 08:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Falhas estruturais irritam imprensa e torcedores, que deram sonora vaia ao prefeito Gilson de Souza

​Dentro de quadra, o Sesi Franca Basquete tem feito a sua parte. Foi vice-campeão paulista, é um dos favoritos ao título do NBB e deve anunciar o campeão da NBA – liga norte-americana de basquete -, Leandrinho, nos próximos dias.

A torcida, nas arquibancadas, como sempre garantem os melhores públicos em qualquer campeonato que Franca participa, seja Paulista, Brasileiro ou internacional, com cinco, seis mil pessoas prestigiando os jogos.

Fora das quatro linhas, no entanto, é que mora o problema. A Prefeitura tem deixado a desejar em relação à manutenção do ginásio do Pedrocão, considerado como o “templo do basquetebol nacional”.

A falta de manutenção vem desde o final da administração passada e se mantém na atual. Durante a partida de sexta-feira, contra o Paulistano, novamente pôde ser constatada a necessidade de obras no piso da quadra, no teto do ginásio, na limpeza do entorno do Pedrocão, entre outros problemas.

Muitos são apontados pelas redes sociais, pelos próprios torcedores, outros são divulgados pela imprensa para todo o país, como nas finais do Paulista, quando choveu muito em Franca em dias de determinados jogos.

Foi possível identificar diversas goteiras e a água da chuva molhou não somente os torcedores nas arquibancadas, mas também os profissionais de imprensa nas cabines, que não pouparam críticas.

A água se empoçava também na quadra e as goteiras fizeram com que os funcionários que enxugam o piso trabalhassem bastante, uma vez que a queda de um atleta e uma eventual contusão graças a goteiras seriam um vergonha para a cidade.

Além disso, outro problema estrutural é a constante falta de sinal de internet, o que impede a atualização dos dados em tempo real, como normalmente é feito pela Federação Paulista de Basquete, a elaboração do scoult e interrompeu várias vezes a transmissão ao vivo pelo Youtube da Federação, o que também gerou críticas de torcedores internautas de todo o país ao ginásio e, claro, à cidade.

A última grande reforma do Pedrocão foi quando sua capacidade foi aumentada, na época, para quase oito mil lugares. Isso aconteceu em 1995, quando o prefeito da cidade era Ary Pedro Balieiro. 

Desde então, passadas duas décadas, são feitas reformas pontuais, como a troca do piso, realizada há cerca de dez anos, e melhorias na iluminação e nos placares eletrônicos.

O descontentamento dos francanos ficou claro na sonora vaia recebida pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) ao ter seu nome anunciado no Pedrocão, na finalíssima contra o Paulistano, com seis mil pessoas nas arquibancadas. Foi um sinal claro ao prefeito. Espera-se que ele tenha entendido a mensagem do torcedor que, por acaso, também é eleitor.


+ Política