Peça de teatro com textos de Guimarães Rosa será apresentada no Judas Iscariotes

  • Nene Sanches
  • Publicado em 20 de março de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A produção é realizada pelo Instituto Arte e Vida, através do Edital de Parceria Cultural da FEAC e da Prefeitura de Franca.

O Instituto Arte e Vida apresenta SÉU ROSA, um espetáculo teatral que leva ao palco a riqueza da obra de João Guimarães Rosa, explorando as possibilidades da linguagem literária e cênica.

A peça será encenada nos dias 22 e 23 de março, às 20h, com ingresso gratuito – basta chegar com uma hora de antecedência para garantir seu lugar.

O título SÉU ROSA faz uso de uma licença poética na grafia da palavra “Seu”, forma popular de abreviar “senhor”, e do acento agudo em “Séu”, remetendo ao céu, ao imaginário e à transcendência presentes na obra do autor.

A montagem adapta quatro contos icônicos de Guimarães Rosa: “Os Irmãos Dagobé”, “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”, “A Menina de Lá” e “O Espelho”, cada um abordando um aspecto singular da dramaturgia e das possibilidades da cena.

Elenco talentoso

Em “Os Irmãos Dagobé”, o conto ganha forma de diálogo, criando novos personagens e incorporando frases do conto “Famigerado”. “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha” se desenvolve sem palavras, com a ação conduzida pelo movimento corporal, expressando a dor da loucura e da perda.

Em “A Menina de Lá”, a força narrativa do autor impulsiona a cena, enquanto “O Espelho”, um dos contos mais enigmáticos de Guimarães Rosa, imagina um encontro entre o próprio autor e Clarice Lispector, em uma reflexão sobre literatura, existência e coragem.

Com dramaturgia e direção de Mauro Júnior, o espetáculo conta com um elenco talentoso: Andreia Oliveira, Edna de Paula, Emily Helen, Elton Reis, Eneida Benate, Eneida Nalini, Ísis de Paula, João Henrique, Mih Souza, Roberto Sabino e Stella Lima, que dão vida aos personagens e exploram as diferentes linguagens cênicas presentes na adaptação.

A produção é realizada pelo Instituto Arte e Vida, através do Edital de Parceria Cultural da FEAC e da Prefeitura de Franca.

Serviço

Datas: 22 e 23 de março
Horário: 20h
Entrada gratuita (chegar com 1h de antecedência)


+ Artes