Paulistano atropela o Sesi Franca Basquete e final será na quinta-feira, no Pedrocão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de outubro de 2017 às 22:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Time francano não conseguiu fazer frente ao rival e perdeu por um placar centenário

​O Sesi Franca Basquete fez, na noite desta terça-feira, sua pior apresentação na atual edição do Campeonato Paulista da Série A-1. Bastava uma vitória para que a equipe se sagrasse campeã, mas acabou atropelada pelo Paulistano pelo placar centenário de 106 a 67 (64 a 39 no primeiro tempo).

Com a pressão de ter perdido o terceiro jogo em casa, o Paulistano entrou em quadra pensando exclusivamente na vitória. Marcando forte e aproveitando bem os erros ofensivos do time de Franca, os comandados do técnico Gustavo De Conti já no primeiro período mostraram que tudo seria diferente. Fizeram parcial de 30 a 17.

No segundo período, mantendo o mesmo ritmo, a equipe da Capital fez outra parcial favorável de 34 a 22, fechou a primeira etapa do jogo em 64 a 39, e deu grande passo para empatar a série.

O terceiro período foi o único em que Franca conseguiu equilíbrio na partida, perdendo por apenas dois pontos (18 a 16). No quarto período, sem apresentar nada diferente, o Paulistano foi acumulando pontos, inclusive com alguns reservas, casos de Vitão, que fez 11 pontos seguidos, três bolas de três pontos, fazendo 96 a 61 e parcial de 14 a 6, faltando quatro minutos para o término do jogo.

Sem encontrar uma solução no quarto período, depois de mudar a marcação para zona, pressão quadra toda, sempre com total domínio do Paulistano, o técnico Helinho Garcia, de Franca, resolveu poupar os titulares e praticamente jogar os últimos três minutos com os reservas, alguns sub-19, a exemplo do Paulistano. Só que em uma situação diferente: o jogo já estava ganho.

Kyle Fuller, com 21 pontos, três rebotes e três assistências, foi o principal jogador do Paulistano. Mas não brilhou tanto quanto o jovem Vitão. Em oito minutos ele simplesmente levou a torcida do vice-campeão nacional à loucura. Marcou 17 pontos, sendo que teve aproveitamento de 100% em tudo: 3/3 de três pontos, 3/3 de dois pontos e 2/2 de lances livres, além de dois rebotes. Outro destaque do Paulistano foi o armador Yago Matheus, com 14 pontos, seis assistências e três rebotes.

“Playoff é isso. Cada jogo é uma história. E se voltarmos desde o início, nota-se que quem conseguiu abrir no jogo, vence. Foi assim conosco no primeiro em Franca, depois com eles no segundo em Franca, com eles aqui no terceiro jogo e nós aqui no quarto. Agora, precisamos pensar que temos que fazer uma defesa forte em Franca e conquistar o titulo que será muito importante para o Paulistano”, afirmou o ala e capitão da equipe, Jhonatan Luz.

Para o técnico Gustavo De Conti, a boa defesa foi o princípio de tudo na vitória. “Conseguimos fazer uma defesa muito boa, tirando toda competitividade deles. Com isso a equipe cresceu ofensivamente e essa diferença que ganhamos não reflete o que é a série. Franca continua favorita, foi a equipe que fez o investimento para ser campeão e vamos prá para tentar fazer nosso melhor”, disse o treinador do Paulistano.

O técnico Helinho Garcia, de Franca, só tinha algo a dizer. O quinto jogo será diferente. “O Paulistano teve mérito para obter o resultado. Nosso time não teve serenidade para jogar uma partida de decisão. Em Franca vamos contar com o nosso sexto jogador que é nossa torcida. Vamos jogar tudo que podemos para dar esse título a nossa torcida”, completou o comandante e ídolo francano.

Léo Meindl também classificou como decisivo para o resultado, o péssimo desempenho defensivo da equipe de Franca. “Nosso problema foi na defesa. Como um time que quer ser campeão pode levar 106 pontos em uma final? Isso não pode acontecer. Faltou tranquilidade e isso proporcionou a falta de uma defesa sólida. Agora, vamos decidir em casa. Lutamos muito para ter esse direito e temos que fazer valer nosso mando de casa e o quinto jogo terá Pedrocão lotado”, afirmou o ala francano.


+ Basquete