Patrocínio Paulista implanta o pagamento dos benefícios assistenciais por Pix

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 21 de janeiro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estima-se gasto de R$ 310 mil anual para cerca de 120 famílias. Esses benefícios são regulados por lei, com critérios bem claros de concessão.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Patrocínio Paulista implantou, a partir de janeiro deste ano, uma nova forma de pagamento dos Beneficio Socioassistenciais concedidos às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Agora os pagamentos serão realizados por meio de transferências bancárias, em que a Prefeitura encaminha para o Banco a relação de beneficiários e o Banco, por meio de PIX, realiza o pagamento do benefício concedido.

Esta nova forma de pagamento acaba com o uso do cheques, o que traz maior celeridade e segurança ao processo de concessão do benefício.

O usuário tem o recurso depositado em conta, o que facilita a sua utilização. Importante lembrar que para essas transações não a há a cobrança de taxa para o usuário, pois a partir de uma conta poupança em qualquer Banco o usuário poderá cadastrar uma chave PIX e receber seu benefício.

120 famílias beneficiadas

Serão pagos através de Transferência Bancária os Benefícios custeados com recurso Municipal como: Renda Mínima – Programa de Transferência de Renda, que atualmente repassa 23% do salário Mínimo durante 12 meses e depois metade desse valor por mais 6 meses; e os Benefícios Eventuais como Auxilio Natalidade, Auxilio Aluguel, Auxilio Documentação, Auxilio Funeral — no caso de reembolso.

Estima-se um gasto de R$310.000,00 anual beneficiando a aproximadamente 120 famílias. Todos esses benefícios são regulados por lei, com critérios estabelecidos para sua concessão.

“O Serviço de Assistência Social sempre busca oferecer um serviço ágil, que cada vez mais garanta a autonomia do usuário. A desvinculação do cheque provoca maior celeridade ao processo, pois uma vez solicitado o benéfico e concedido, o usuário não necessita voltar ao Departamento para o seu recebimento, uma vez que o recurso cairá em sua conta bancaria em data pré estabelecida”, segundo informou a Secretária de Desenvolvimento Social, Ariela Salgado.


+ Ação Social