compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
É fundamental fazer consultas periódicas para avaliação de visão
Envelhecer é um processo natural do corpo, no qual o desgaste das estruturas e a diminuição na produção de certas substâncias interferem no desempenho do organismo.
Mesmo que de maneira mais leve, acomete boa parte dos órgãos, inclusive um dos mais fundamentais para os nossos sentidos: os olhos.
Ao passar dos 40 anos, é inevitável começar a afastar ou aproximar os objetos em busca de nitidez. Mas o que significa a vista cansada?
Presbiopia
Um dos sintomas da vista cansada, a presbiopia, quando ocorre a perda da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos responsável por focalizar objetos a diferentes distâncias dos olhos.
Popularmente conhecida como “síndrome do braço curto”, é uma alteração fisiológica normal, principalmente para pacientes que têm boa visão à distância.
“Dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que exijam a visão de perto também podem apontar o problema. Somente um exame oftalmológico, acompanhado pela análise, vai definir se esses sintomas são realmente a presbiopia ou algum outro problema ocular”, explica a Dra. Camilla Duarte, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
O que fazer?
A especialista detalha que mesmo as pessoas com miopia percebem que a visão de perto fica embaçada, mesmo ao utilizarem seus óculos ou lentes de contato habituais. A Dra. Camilla indica os seguintes tratamentos para a “vista cansada”:
– Cirurgia de correção a laser pela técnica da monovisão;
– Uso de lentes de contato mono ou multifocais;
– Uso de lentes intra-oculares bifocais, trifocais ou de foco estendido;
Muito comum
De acordo com estimativas, quase dois bilhões de pessoas em todo o mundo têm presbiopia. A indicação ao começar a notar sinais e sintomas de “vista cansada” é buscar um especialista e realizar o exame oftalmológico, para obter orientação adequada sobre as melhores opções para corrigir a visão de perto.