Passagem de ônibus a R$ 1 tem fase experimental se aproximando do final

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2017 às 10:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gilson deixa claro, por decreto, que não se trata de uma medida definitiva, mas experimental

A tão anunciada tarifa a um real nos finais de semana, pelo então candidato e hoje prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), caminha para o final do período experimental sem certeza de que continuará em vigor.

A medida, embora válida, é apenas um arremedo do que foi prometido durante a campanha eleitoral, que Franca teria passagem a R$ 1 nos fins de semana. O valor é praticado somente aos domingos.

A Prefeitura também não deixou isso claro à população, mas na publicação do decreto que fixa o desconto, que entrou em vigor do dia seis de agosto e valerá, portanto, até o final de janeiro, Gilson deixa claro que não se trata de uma medida definitiva. “A tarifa terá caráter provisório e experimental, com vigência de 180 dias, com possibilidade de prorrogação, conforme avaliação técnica e demanda de passageiros que a franqueie”, diz o texto do decreto.

A preservação do desconto estará aliada à não oneração da Empresa São José, que para viabilizar o preço poderia reduzir a frota, que já é reduzida, aos domingos. “A eventual prorrogação do benefício não poderá resultar oneração ao sistema, ou ainda, impacto na tarifa regular, devendo o serviço ser autossuficiente para assim recomendar a dilação, por igual período ou intervalo menor”, detalha o decreto de Gilson.

A fiscalização compete à EMDEF, que até o momento não se manifestou, com alguma pesquisa ou com dados concretos, se a medida tem sido eficiente e agradado a população francana usuária do transporte coletivo.


+ Política