Parei de usar retinol, e agora? Médica explica os efeitos na pele

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 20 de novembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba o que acontece com a sua pele se você deixa de usar o retinol e cuidados para usá-lo com segurança

Retinol é um dos ativos de skincare mais conhecidos no mundo dos cosméticos – foto Shutterstock

 

O retinol é um ativo muito conhecido no mundo do skincare. Derivado da vitamina A, ele atua na redução dos sinais de envelhecimento precoce e melhora a textura da pele. Aliás, esses benefícios podem durar mesmo quando você interrompe o uso do produto.

Segundo a dermatologista Roberta Zaffari, embora a interrupção do uso possa causar uma reversão gradual, as vantagens adquiridas com o retinol não se perdem completamente.

“Se a pausa for temporária ou devido a efeitos colaterais, é possível retomar o uso gradualmente”, conta.

Por agir nas camadas profundas da pele, o retinol estimula a produção de colágeno, além de regular a produção de melanina, o que suaviza manchas escuras e uniformiza o tom da pele. Esse processo também contribui para prolongar seus efeitos, garantindo resultados visíveis a longo prazo.

Entretanto, se a interrupção do retinol for mais longa, a especialista recomenda complementar o tratamento com outros produtos, como antioxidantes, hidratantes e protetor solar. “Dessa forma, parte dos resultados pode ser mantida, mas alguma perda é inevitável”, explica.

Efeitos do retinol

O retinol é um dos ingredientes mais poderosos para manter a pele jovem e saudável. Seu uso contínuo garante renovação profunda da pele, combatendo sinais de envelhecimento e melhorando sua textura.

Mesmo assim, é preciso usá-lo com cautela e sempre com o acompanhamento de um dermatologista.

“Os primeiros resultados podem ser notados já no primeiro mês de uso, com a pele ficando mais lisa, poros menos visíveis e sinais de acne controlados. No entanto, os efeitos mais profundos são cumulativos e se tornam evidentes com o uso contínuo e prolongado”, explica Roberta.

Nos primeiros dias, a área aplicada pode ficar irritada, sofrendo com vermelhidão e sensibilidade. Por isso, a utilização do retinol é contraindicada para gestantes e pessoas com pele seca ou sensível.

Cuidados ao usar o produto

A profissional recomenda iniciar o tratamento com concentrações baixas e aplicá-lo em dias alternados.

Além disso, o uso de protetor solar também é indispensável durante o tratamento com retinol, já que ele torna a pele mais sensível à radiação solar.

“Após um período de tratamento, e com a orientação médica, é possível interromper o uso do retinol. Ainda assim, os cuidados diários são essenciais, e manter uma rotina básica de skincare, além de tratamentos estéticos, é sempre uma boa opção”, conclui Roberta.

*Informações Alto Astral