compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Independente da aparência do imóvel, a umidade na parede compromete a qualidade de vida dos moradores, então conheça uma solução
A umidade da parede é um problema que pode trazer vários prejuízos materiais e ligados à saúde. Nesse caso, o excesso de infiltração costuma danificar a estrutura da parede, causando rachaduras, bolhas, descascamentos e manchas.
Além disso, esse é um sinal claro do surgimento de mofo, bolor e fungos, que provocam alergias, irritações, infecções e doenças respiratórias. Por esse motivo, é importante identificar e eliminar a causa o quanto antes.
Afinal, por que paredes e tetos ficam úmidos?
A princípio, a umidade de paredes e tetos, tem diferentes origens, dependendo do local e da situação. Por exemplo, algumas das causas mais comuns são: água da chuva, vazamento de canos ou torneira e falta de ventilação adequada.
Outras circunstâncias incluem a condensação do vapor de água no ar e o contato direto da parede com substâncias líquidas. Portanto, a identificação rápida melhora os resultados da aplicação de métodos caseiros, que corrigem os desvios.
Veja como preparar mistura de bicarbonato e vinagre
Segundo o portal Edital Concursos Brasil, uma das formas de limpar as manchas de umidade da parede é usando uma mistura caseira de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Esses dois ingredientes têm propriedades desinfetantes, desodorizantes e branqueadoras.
Você vai precisar de:
-1/4 de Xícara de bicarbonato de sódio;
1/4 de Xícara de vinagre branco;
-2 Xícaras de água morna.
1º Passo: em primeiro lugar, misture bem o vinagre de álcool, o bicarbonato de sódio e a água morna, até formar uma solução homogênea.
2º Passo: na sequência, aplique a mistura sobre as manchas de umidade com uma esponja ou um pano.
3º Passo: por fim, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água limpa. E repita o processo se necessário.
Medidas práticas
Após amenizar a umidade da parede, você deve tomar algumas medidas para evitar que elas voltem a aparecer.
Desse modo, procure revestir com um produto impermeabilizante, conserte o encanamento e verifique os pontos de infiltração. Por último, mantenha as janelas abertas e o espaço bem ventilado.