compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A Superlua dos Cervos acontece nesta segunda, 03 de julho, e é conhecida também como Superlua de Trovão ou Superlua de Salmão
Uma superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu do satélite (sua maior aproximação da Terra), como explica a Nasa. Por isso mesmo, para quem gosta de observar a Lua, a noite desta segunda-feira, 3 de julho, será o momento perfeito, já que é quando acontece a chamada Superlua dos Cervos.
De acordo com o Farmers’ Almanac, um compêndio de conhecimento sobre tópicos como astronomia e jardinagem, publicado desde 1818 nos Estados Unidos, o horário de iluminação máxima dessa superlua ocorrerá às 8h39 da manhã no Brasil (no horário de Brasília).
“A Lua aparecerá cheia por três dias nessa época, de sábado à noite até terça-feira à noite”, informa a agência espacial americana.
Por que esta Lua é chamada de Superlua dos Cervos
De acordo com a Nasa, a a Superlua dos Cervos é assim chamada porque o fenômeno astronômico coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos, que passam a emergir nas testas dos animais no início do verão do Hemisfério Norte.
Quais outros nomes têm a Superlua dos Cervos?
A agência dos Estados Unidos informa ainda que o evento também é conhecido como Lua do Trovão devido às frequentes tempestades típicas no início do verão do Hemisfério Norte.
Ainda de acordo com o Farmers’ Almanac, outro nome popular é Lua do Salmão, batizado em homenagem aos nativos do Alasca devido à coincidência do fenômeno com a corrida do salmão nos rios da América do Norte.
Segundo o National Geographic Brasil, na Europa, conclui a Nasa, a Superlua dos Cervos também é conhecida como a Lua do Feno porque coincide com a época da produção de feno.
Enquanto isso, para hindus, budistas e jainistas (adeptos da religião indiana Jain Dharma), essa é a Lua Cheia do Guru (Guru Purnima), celebrada como um momento para limpar a mente e honrar o guru ou professor espiritual.